A região Sul ganhou, em 2007, após dois anos de articulação envolvendo o ex-subprefeito de Santo Amaro e atual deputado estadual Barros Munhoz, o vereador Gilberto Natalini e lideranças locais, uma importante via para melhorar o trânsito da região: a avenida Miguel Yunes, com 2.500 metros de extensão ligando Interlagos à Nossa Senhora do Sabará. “Essa área era um depósito de lixo”, conta o ex-subprefeito Barros Munhoz. “Recuperada e transformada numa avenida de três faixas de rolamento, sinalização e, tendo ao seu lado a linha Diamante da CPTM, melhorou muito o acesso a Grajaú e Parelheiros”.
A obra é uma iniciativa que contou com apoio de várias forças locais. O vereador Natalini lembra como foi. “Ela fez parte de um complexo, envolvendo a Eusébio Stevaux, o recapeamento e a recuperação de dezenas de vias, como a Alexandre Dumas e a Américo Braziliense, por exemplo, e o corredor da vereador José Diniz”, diz o vereador santamarense.
A manutenção é tão importante quanto a construção de novas vias e complexos, ensina Barros Munhoz. “A principal função da Miguel Yunes é desafogar o tráfego nas avenidas Interlagos, Nossa Senhora do Sabará e Nações Unidas”.
Natalini acrescenta: “O trânsito na região, que possui mais de 600 mil habitantes, é uma das questões centrais apontadas pelos moradores de Santo Amaro. Essas intervenções, somando-se ao Metro Largo Treze-Chácara Klabim, vêm para atender essas necessidades”.