Aprovado, em primeira votação, nesta quarta-feira (25), PL 33/2014 do vereador Gilberto Natalini (PV), que dispõe sobre a criação de campanha educativa de conscientização sobre a Síndrome Alcoólica Fetal.
Segundo Natalini, que é médico, o consumo de álcool durante a gravidez é um grave problema que atinge milhares de recém-nascidos no Brasil onde cerca de 50 mil bebês por ano são vítimas da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).
“A doença é a causa primeira de deficiência mental e pode ser evitada com a simples abstinência de álcool durante a gestação”, informou Natalini, autor do PL salientando que a falta de prevenção sobre o consumo de álcool ocasiona o nascimento de bebês com SAF.
“A conscientização das mulheres mais propícias a desenvolver a Síndrome é necessária e urgente uma vez que, com campanhas educativas, o mal poderá ser evitado”, destacou o parlamentar.
Fatores associados à Síndrome: consumo de álcool no primeiro trimestre da gravidez; idade materna acima de 25 anos; ter três ou mais gestações anteriores e ingestão de bebidas alcoólicas, com frequência duas ou mais vezes por semana.
“A recomendação é simples: se quiser engravidar evite o álcool; as duas coisas não combinam”, alerta o médico Natalini.