Biblioteca Prestes Maia reformada

A reforma da Biblioteca Prestes Maia, principal biblioteca pública zona sul, está próxima de sua conclusão. As obras começaram no final do ano passado, graças aos esforços da comunidade em articulação com o poder público, que mobilizaram até o secretário municipal de Cultura Carlos Calil.

 

 

Vereador Natalini com lideranças de Santo Amaro em visita as obras da biblioteca: resgate da memória histórica do bairro  

 

 

As obras custaram R$ 7 milhões e remodelaram o espaço de acordo com os padrões internacionais. Há um saguão de recepção e um auditório, além de novos espaços para apresentações e exposições.

 

O vereador santamarense Gilberto Natalini fez parte da frente que ajudou na liberação da obra junto à prefeitura. Autor de diversas propostas referentes à cultura em nosso bairro, Natalini destacou a importância da biblioteca para Santo Amaro. “É indispensável oferecer espaços culturais públicos a todos os moradores da cidade, em todos os bairros”, diz o vereador. A reforma da biblioteca vem ao encontro do novo programa Cultura na Praça, defendido por Natalini, que trará atrações culturais do bairro para apresentações semanais no coreto da praça Floriano Peixoto.

 

Referência na região

 

A Prestes Maia é um dos principais centros culturais da cidade. Fundada em 1965, pelo então prefeito Prestes Maia, recebeu o nome de Presidente Kennedy até 2005, quando um decreto municipal mudou a denominação para homenagear o fundador. Seu acervo conta com mais de 51 mil títulos, entre livros, revistas, atlas e meios multimídia.

O grande destaque da biblioteca é a Coleção Prestes Maia, que reúne cerca de 12 mil livros, inclusive algumas obras raras, sobre arquitetura, urbanismo, estética e histórica. A coleção leva o nome do fundador da biblioteca, arquiteto de destaque e responsável pelos projetos da Avenida Nove de Julho e da Ponte das Bandeiras. Em 2007, foi doada à coleção a mobília do gabinete do prefeito.

“É mais uma opção de lazer e cultura aos moradores do bairro”, diz o vereador Natalini. “A reforma faz parte do resgate dos bens culturais que compõem a memória histórica de Santo Amaro”, complementa o subprefeito, Ailton Brandão.  

About natalini