São Paulo cresceu de forma desplanejada e desorganizada, principalmente em suas periferias. Dessa forma a cidade tem carências urbanísticas, sociais e ambientais enormes, que vem sendo corrigidos de forma lenta e insuficiente.
Com exceção das áreas de matas remanescentes, em particular na região sul, na Serra da Cantareira e nas franjas da região leste, que vem sendo gradativamente derrubadas pelo crime organizado, a cidade carece de áreas verdes nos miolos dos bairros em geral. Os parques públicos são a solução mais viável.
São Paulo tem 107 Parques Municipais com cerca de 50 milhões de metros quadrados na somatória. Em 2004 havia 36 parques com soma de 15 milhões de metros quadrados. Foi Eduardo Jorge, na gestão Kassab, que aumentou esse número.
De 2012 para cá a cidade ganhou cerca de 8 parques. Mas, no Plano Diretor tem previsto cerca de 240 novos parques. Cada parque que ganhamos é um parto difícil e demorado. O belo Parque Augusta foi uma luta de 20 anos.
Agora, temos um Parque programado na periferia, no Jardim Apurá, distrito de Pedreira, Subprefeitura da Cidade Ademar. A área tinha quase de 1 milhão de metros quadrados, um istmo da Represa Billings, chamado “Fazenda dos Búfalos”.
Em 2015, o Prefeito, o Governador e a Presidente se uniram para tomar a metade da área do Parque dos Búfalos para implantar o Conjunto Habitacional Espanha, quase dentro da represa, para 20 mil pessoas.
Pouco adiantou nossa luta junto com a comunidade local, para preservar a área. Mas, conseguimos salvar 500 mil metros quadrados da área. De lá para cá, a luta constante para terminar o Parque dos Búfalos ainda não logrou êxito.
Conseguimos cercar o parque, criá-lo no papel, evitar dezenas de invasões da área verde, apagar incêndios criminosos, fazer mutirões de limpeza e plantio de árvores, realizar eventos culturais e educativos, articular com outros setores sociais, como o Ministério Público. Tudo por ação decidida pela população. A comissão da comunidade, coordenada pelo Wesley Silvestre é incansável. Sempre com nosso apoio e participação.
Mas a implantação do parque está empacada. Todos têm receio de perder aquela bela área verde de manancial para a ocupação clandestina, quase sempre comandada pelo crime organizado.
Cobramos da Prefeitura de São Paulo, do Prefeito e da Secretaria do Verde a conclusão do Parque dos Búfalos.
A cidade precisa e merece!
Gilberto Natalini- Médico e Ambientalista