A Câmara Municipal de São Paulo, através do vereador Gilberto Natalini (PV-SP) recebe o VI Simpósio CPN-REAB – Lesão Encefálica Adquirida. O evento que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro, no Plenário 1º de Maio, está sendo organizado pelo Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN)/ AFIP e conta com o apoio do parlamentar.
Lesão Encefálica Adquirida (LEA) é definida como uma lesão que ocorre no encéfalo após o nascimento e não está relacionada a doenças hereditárias, congênitas, degenerativas ou traumas de parto. Alguns estudos epidemiológicos mostram que a maior causa da LEA são os acidentes vasculares cerebrais (AVCs), seguido dos traumatismos crânio encefálicos (TCE). A anóxia, as neuroinfecções e os tumores são lesões que ocorrem com menor frequência.
O objetivo do Simpósio é conscientizar os profissionais sobre as necessidades específicas dessa população e reunir pacientes e familiares que passam pelo mesmo problema, fornecendo informação sobre os recursos disponíveis na comunidade, suporte e troca de experiências.
O Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN) é um Núcleo de Pesquisa e de Assistência ligado à Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP), uma entidade sem fins lucrativos e à UNIFESP.
No CPN REAB são atendidos adultos com lesões encefálicas adquiridas. Entre as principais dificuldades encontradas por esta população, estão a falta de profissionais especializados e a desinformação.
O evento é aberto para pacientes, familiares, cuidadores, estudantes e profissionais da saúde. A programação do Simpósio contará com palestras de profissionais da saúde, assim como de pacientes que compartilharão suas histórias pós lesão.
O vereador Gilberto Natalini é autor da Lei que inclui o Dia de Conscientização da Afasia no calendário oficial da cidade de São Paulo, a ser celebrado no dia 30/06.