O vereador Gilberto Natalini e a Federação Israelita do Estado de São Paulo realizaram o 8º Seminário de Capacitação de Dirigentes Profissionais e Voluntários da Terceira Idade, cujo tema foi “Quem cuida dos idosos hoje e quem cuidará de nós amanhã”. A palestra magna foi feita pelo Dr. Luis Roberto Ramos- Professor Titular do Setor de Envelhecimento e Saúde da Disciplina de Medicina Preventiva Clínica do Departamento de Medicina Preventiva UNIFESP / EPM. Na ocasião foi homenageado o Rabino Alpern, do Beit Chabad Central.
Os idosos no Brasil correspondem a 24,5% da população, conforme dados do IBGE de 2011. Somente na cidade de São Paulo serão mais de 3,5 milhões em 2030. Estima-se que um quinto das pessoas na terceira idade precisará de cuidados em tempo integral, tema no qual as políticas públicas ainda engatinham.
O objetivo do encontro foi atrair, capacitar e reciclar profissionais e voluntários a fim de trabalharem com a terceira idade nas suas entidades, para a contínua melhoria dos serviços oferecidos a esta faixa etária que é grande, e tende a crescer, como mostram todos os organismos de pesquisa nacionais e mundiais.
O público alvo foi:
– Profissionais e Voluntários que já trabalham com a terceira idade
– Profissionais ou voluntários interessados em trabalhar com a terceira idade
– Idosos que trabalham ou exerçam uma atividade voluntária
– Políticos que defendem as causas da terceira idade
– Autoridades públicas e de ONG´s que trabalham com idosos
Para Natalini, as políticas públicas para estes cidadãos precisam se focar em dois pontos: sedentarismo e solidão. “É preciso levar em conta esses dois fatores, com agentes comunitários preparados e o aumento de equipamentos de ginástica em praças e parques”, observou. Além disso, o parlamentar criticou o valor da aposentadoria e a falta de preparo de outros funcionários públicos, como motoristas e cobradores de ônibus.
Serviço:
Data: 18 de março de 2013
Horário: 9:00 às 17:00
Local: Câmara Municipal de São Paulo
Viaduto Jacareí, 100 – Auditório Prestes Maia – 1º andar