A Câmara Municipal de São Paulo, através do vereador Gilberto Natalini (PV/SP) realizou uma Solenidade em Comemoração aos 191 anos da Independência da Bolívia. Natalini vem realizando um importante trabalho em prol das comunidades de raízes estrangeiras que vivem em São Paulo. Há relatos que existem mais de 180 povos na cidade.
A Bolívia foi palco de grandes civilizações, a mais importante das quais foi a Civilização Tiahuanaco. Tornou-se parte do império Inca no século XV. Quando os espanhóis chegaram no século XVI, a Bolívia, rica em depósitos de prata, foi incorporada no vice-reino do Pelo, e mais tarde no de La Plata.
A luta pela independência começou em 1809, mas permaneceu parte da Espanha até 1825, quando foi libertada por Simón Bolívar, a quem o país deve o seu nome. Após uma breve união com o Peru, a Bolívia tornou-se totalmente independente. Nos anos seguintes, a Bolívia perdeu parte do seu território devido a vendas e à guerra.
O evento foi organizado pelo gabinete do vereador Natalini e pela Associação de Residentes Bolivianos, presidida por Rolando Panozo. Participaram representantes de diversas entidades da comunidade boliviana.
Serviço:
Solenidade em Comemoração aos 191 anos da Independência da Bolívia
Data: 10/08
Horário: 19h00 às 22h00
Local: CMSP- Sala Oscar Pedroso Horta