Câmara Municipal de SP realiza Workshop “O Brasil precisa da profissão do cuidador de idosos”

A Câmara Municipal de SP, por iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV) e do Observatório da Longevidade- Olhe realizou Workshop para discutir a profissão do cuidador de idosos. O evento contou também com o apoio da Danone.
É de autoria do vereador Gilberto Natalini, o PL nº 65/ 2012-Lei nº 16.061, de 13 de agosto de 2014, que “Institui o Programa Cuidador de Idosos no âmbito do Município de São Paulo”.

Cuidador3

“A função principal do cuidador é criar uma relação de ajuda, apoiar a autonomia e a independência do idoso, preservando a sua dignidade. Cuidar é sinônimo de ajudar a viver”, disse a Profa. Yeda Aparecida Duarte, da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Cuidar é um fenômeno universal presente na vida do ser humano desde a antiguidade e é responsável por sua sobrevivência. Num mundo que envelhece progressivamente, o cuidado e o cuidar adquirem dimensões especiais. A discussão do tema do cuidar e do cuidador é urgente no Brasil que já tem na sua população um número superior de 26 milhões de pessoas idosas. O Cuidador de Idosos é o profissional que cuida de pessoas idosas que necessitem de acompanhamento ou cuidado, auxiliando no desenvolvendo atividades cotidianas de forma a garantir uma melhor qualidade de vida e a manutenção de sua integração com a sociedade. Por esta razão, o Brasil tem pressa na aprovação da profissão Cuidador de Idosos.

cuidador

Desde o ano de 2006 tramita no Congresso Nacional projetos de leis (PL) para criar a profissão do cuidador de idosos. Em 2011 o Senado aprovou o PL 284/2011 de autoria do Senador Waldemir Moka que cria a profissão do cuidador de idosos. O projeto aprovado foi encaminhado para tramitação na Câmara dos Deputados no dia 12 de Novembro de 2012 (PL 4702/12). Desde Março de 2013 o PL está na parado na Comissão de Seguridade Social e Família. O Brasil precisa da profissão do Cuidador de Idosos. Dois anos é muito tempo para aguardar a tramitação do Projeto.  O principal objetivo do evento é a confecção de um documento em nome dos participantes para pressionar a Câmara dos Deputados a aprovar o Projeto de Lei.

Cuidador2

“Nossa luta é para o reconhecimento da profissão do Cuidador de Idosos e por isso precisamos que o projeto de lei que cria a profissão e está parado no Congresso seja aprovado. Sugiro criarmos uma petição pública assinada por todos que participaram desse Workshop para pressionar a Comissão na Câmara dos Deputados”, disse Marília Berzins- Presidente do OLHE.

cuidador6

“A população está envelhecendo. Existe um mercado enorme para o cuidador de idoso, mas a profissão precisa ser regulamentada. Nós faremos um ofício ao presidente da Comissão de Seguridade Social da Câmara Federal para que substitua o relator do PL ou faça com que o PL seja aprovado pela Comissão e caminhe no Congresso. Também estamos de acordo e apoiaremos a petição pública que está sendo produzida a partir desse Workshop”, disse o vereador Gilberto Natalini.
Serviço:
Workshop O Brasil precisa da profissão do cuidador de idosos
Data: 14/05
Horário: 9h às 12h
Local: CMSP- Auditório Prestes Maia

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *