A Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV/SP) e da empresa APOIO, recebeu nesta segunda-feira (13/6) o consultor de empresas, terapeuta, coach e escritor Alexandre Henrique Santos para realizar uma palestra sobre relações interpessoais voltada para cuidadores de idosos. Durante o curso, os participantes aprenderam as principais maneiras de demonstrar afeto às pessoas da terceira idade. O vereador Gilberto Natalini não pôde estar presente, mas foi representado por sua assessora parlamentar e de comunicação, Luciana Feldman.
De acordo com Santos, o fundamental é identificar qual é a principal linguagem que deve ser usada com cada uma das pessoas. “O toque é um dos afetos que os idosos mais gostam. No entanto, isso não vale para todos. Alguns preferem palavras de elogio, por exemplo. O importante é saber identificar como a outra pessoa quer ser tratada e isso nem sempre é possível em um primeiro contato, mas sim durante um processo de interação onde o cuidador vai conseguindo elementos para ver qual a linguagem mais efetiva para se utilizar”, explicou.
O professor sinalizou para a necessidade de os cuidadores terem um tempo para se dedicar a si e a seus familiares. “Quando o profissional chega em casa é fundamental que ele converse com as pessoas que vivem com ele, que demonstre interesse em saber sobre o outro, ouça com atenção e brinque com as crianças. Isso vale para todos”, disse.
A psicóloga e integrante da empresa Apoio – especializada em capacitação – Maria Elizabeth Bueno gostou da palestra. “Aprendemos muito nesse curso e sabemos que muitas pessoas não têm a sensibilidade e tempo para chegar em casa e ficar com as pessoas que vivem com ela. Estamos acostumados com esse ritmo frenético e nossas relações ficam automatizadas. Foi importante o professor [Santos] nos explicar a importância disso para melhorar o nosso desempenho profissional e a qualidade das nossas relações”, argumentou.
A compreensão com o outro foi outro tema que Maria Elizabeth considerou importante durante a palestra. “Aprendemos que a mudança deve ser interna e não devemos esperar isso da outra pessoa para que possamos ter um clima harmonioso e produtivo”, disse.
Os cursos para capacitação de idosos são promovidos gratuitamente na Câmara pela empresa Apoio juntamente com o vereador Natalini (PV).