Gilberto Natalini SP

Sociedade civil organizada, deputado Barros Munhoz e  vereador
Gilberto Natalini unidos na preservação das raízes da cultural local

 

Santo Amaro conta com áreas de lazer e cultura recentemente restauradas graças a iniciativas capitaneadas pela sociedade civil organizada com apoio de lideranças públicas como o vereador Gilberto Natalini e o ex-subprefeito e deputado Barros Munhoz, atual presidente da Assembléia Legislativa. O bairro tem uma importante herança cultural, simbolizada especialmente pelo poeta e escritor Paulo Eiró, pelo artista plástico Júlio Guerra, autor da estátua do bandeirante Borba Gato e pelo escritor Edmundo Zenha. O objetivo é resgatar e manter essa importante herança da região.

 

Vereador Natalini e deputado Barros Munhoz: dedicação e respeito às tradições locais

 

Antigo Mercado Municipal de Santo Amaro, inaugurado em 1897, o prédio da praça Doutor Francisco Ferreira Lopes, próximo à Av. João Dias, foi restaurado e abriga a Casa de Cultura Manoel Mendonça. Foi reinaugurada no início do ano graças a recursos destinados ao Orçamento municipal por emenda parlamentar do vereador Natalini. “Esse foi um desafio que assumimos juntos em 2006 e que agora virou realidade”, lembra Barros Munhoz. A Casa oferece gratuitamente oficinas de violão e dança de salão, aulas de capoeira e de pintura a óleo, além da tradicional roda do samba da Vela toda segunda, às 20h30.

Outro ponto importante de cultura é o Paço Cultural Júlio Guerra, conhecido como Casa Amarela. Localizado na Praça Floriano Peixoto, no Largo Treze de Maio, também foi restaurado a partir de mobilização do deputado Barros Munhoz, do vereador Natalini  e da sociedade civil organizada. Fornece oficinas de artes plásticas, artes cênicas, música e literatura, além de torneios de xadrez e damas.

Segundo Natalini, o desenvolvimento cultural de Santo Amaro é muito importante para o contínuo desenvolvimento da região. E como destaca Barros Munhoz, “os moradores têm cada vez mais opções de lazer e entretenimento perto de suas casas, aumentando o vínculo com o local e contribuindo para um bairro cada vez mais acolhedor”.