Comissao de Meio Ambiente da Camara discute material radioativo em Santo Amaro

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal vai se reunir amanhã pela manhã para discutir os resultados da vistoria ao terreno da antiga Nuclemon, em Santo Amaro, onde 80 toneladas de areia radioativa estão armazenadas. Os membros da Comissão visitaram o local há dois meses e solicitaram diversas informações à Empresa, a Orgãos Municipais, Estaduais, Federais e à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

 

O presidente da Comissão, Gilberto Natalini já declarou que é indispensável a retirada imediata da areia: “Apesar de não estar causando danos a ninguém, é um material muito perigoso que não pode ficar ali”, diz ele. “Um acidente traria conseqüências gravíssimas para o local”.

 

A usina de Interlagos da Nuclemon, antiga estatal brasileira responsável pela produção de materiais radioativos, foi desativada entre 1992 e 1996. Contudo, a empresa despejou no local uma grande quantidade de areia com metais pesados e materiais radioativos. As 80 toneladas de areia atualmente estão armazenadas no depósito do próprio terreno. A proposta da reunião de amanhã é dar continuidade ao processo para definir um destino adequado para o material.

 

SERVIÇO

 

Reunião da Comissão do Meio Ambiente
Pauta: lixo radioativo armazenado no terreno da Nuclemon
Quarta-feira, 15 de junho, às 9h
Plenário da Câmara Municipal de São Paulo – Vd. Jacareí, 100 – Centro

About natalini