Gilberto Natalini SP

Na próxima 3ª feira (16/12), às 11h00, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo, presidida pelo vereador Gilberto Natalini (PV), discutirá energia solar e deixará em exposição um carro elétrico da CPFL Energia. O veículo ficará exposto em frente à Câmara Municipal de São Paulo, no Vd. Jacareí, 100.

10407535_790873864311564_4299008120244593686_n

Para falar sobre energia solar, foram convidados o Prof. Dr. Sergio Pacca- NUPREC/ IEE e EACH/ USP e o Dr. Rodrigo Lopes Sauaia- Diretor Executivo da ABSOLAR e para apresentar o carro elétrico, foi convidado o Sr. Sebastião Arcanjo- CPFL Energia.
Sobre o veículo elétrico
A CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, irá ampliar a sua frota de veículos elétricos e o número de eletropostos a partir do lançamento da segunda fase do Programa de Mobilidade Elétrica, projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que estuda os impactos da utilização dos carros elétricos. A iniciativa irá transformar Campinas (SP) na Cidade da Mobilidade Elétrica.
Com a segunda fase do projeto, a frota própria da companhia saltará de seis para 27 veículos elétricos até o final de 2015 e o número de eletropostos em passará de quatro para 21 unidades. Os pontos de recarregamentos serão instalados em locais públicos e de fácil acesso, como shoppings centers, postos de serviços, prefeitura e locadoras de carros. Dois pontos serão colocados fora de Campinas, sendo um Jundiaí (SP) e outro em São Paulo, conferindo segurança para viagens interurbanas de curtas distâncias.
Novos usos da tecnologia serão postos em teste a partir da nova etapa, ampliando o escopo dos estudos. Pela primeira vez, a utilização diária dos veículos elétricos por motoristas comuns será avaliada por uma concessionária de energia. Isso porque a companhia planeja disponibilizar algumas unidades para aluguel em locadoras de automóveis. Adicionalmente, a CPFL Energia pretende introduzir os carros elétricos na frota pública executiva e também na frota municipal de táxi.
A ampliação do número de veículos elétricos virá acompanhada da incorporação de novos modelos à frota. Hoje, há negociações em andamento com a fabricante chinesa BYD para a compra dos utilitários elétricos E6 e o Hybrid, e com a Renault para a aquisição do Fluence e Twizy, que se juntariam aos carros anteriormente fornecidos pela montadora francesa na primeira fase do projeto, o Kangoo e o Zoe.
Os pontos chave para desenvolver a mobilidade elétrica no País são objetos de estudo do projeto. Entre os temas que serão aprofundados estão o impacto na rede elétrica e no planejamento da expansão do sistema, uso dos veículos elétricos como fonte de geração distribuída, os aprimoramentos regulatórios e legais, o ciclo de vida e reaproveitamento das baterias, a proposição de um modelo de negócios para a mobilidade elétrica no Brasil, além de outras questões relacionadas.
A pesquisa, iniciada em 2013, receberá R$ 21,2 milhões em investimentos até 2018, ano de sua conclusão, dos quais R$ 14,7 milhões para a segunda fase. Os recursos serão aplicados na instalação da infraestrutura de recarga, na aquisição dos veículos e no desenvolvimento dos estudos.
“Com este projeto, almejamos desenvolver e qualificar a CPFL Energia e o setor elétrico brasileiro para os impactos da expansão da mobilidade elétrica e para que possamos atuar de forma pioneira em novos negócios no momento em que os veículos elétricos se tornarem uma realidade”, afirmou o diretor de Estratégia e Inovação do grupo, Rafael Lazzaretti.
O projeto, patrocinado com recursos do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta, atualmente, com a parceria institucional do CPqD, da Unicamp, das portuguesas CEiiA e Mobi2.E e da Renault.
Serviço:
Reunião da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de SP
16/12/2014- 11h às 13h
Local: Câmara Municipal de SP/ Auditório Prestes Maia- Vd. Jacareí, 100- 1º andar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *