A Comissão de Meio Ambiente da cidade de São Paulo, presidida pelo vereador Gilberto Natalini (PV), realizou reunião para discutir arborização na cidade de São Paulo. Foram ouvidos técnicos e depois representantes da Prefeitura apresentaram o que vem sendo feito na cidade.
“A prefeitura está deixando a desejar. Ela não está cuidando da arborização como deveria cuidar. A angústia é muito grande, tem tombado muitas árvores desnecessariamente e o plantio diminuiu quatro ou cinco vezes em relação há alguns anos atrás”, argumentou Natalini.
Especialistas afirmam que o ideal é ter 12 metros de áreas verdes por habitante. Eles também aprovam ações como o programa de educação ambiental que vai promover o plantio de 1500 árvores nas escolas municipais e calçadas e defendem a elaboração de um Plano Diretor Arbóreo, a formação de mão de obra especializada e a contratação de mais técnicos.
“Faltam técnicos na prefeitura e a participação da população também é muito precária. As pessoas não tem como, diretamente, questionar a administração municipal, esses conselhos, essas coisas não são tão diretas e mesmo aqui, as audiências públicas, elas não garantem à população que os problemas sejam respondidos pela administração corretamente”, afirmou o arquiteto Paulo Del Pichia.
“A prefeitura estava na defensiva, os representantes que vieram à reunião estavam nervosos, na verdade não tiveram muito o que falar. Nós estamos cobrando, nós queremos a preservação, a manutenção e o tratamento das árvores de uma forma que São Paulo não perca a sua massa arbórea”, finalizou o presidente da Comissão.