Comissão de Saúde recebe epidemiologista Paulo Lotufo para esclarecer dúvidas sobre a Covid-19

Na tarde desta quarta-feira, (13/05), a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher realizou mais uma reunião extraordinária virtual. A pauta das discussões foi sobre a situação da capital no enfrentamento da Covid-19. São Paulo é considerado o epicentro da doença, com maior número de casos registrados no país.

Por videoconferência, o convidado indicado pelo vereador Gilberto Natalini (PV-SP),  foi o médico Paulo Lotufo, professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina e diretor do Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica da USP (Universidade de São Paulo). Ele também já trabalhou como especialista na Prefeitura Municipal e na implantação do Programa Saúde da Família em diversas regiões do município.

Em sua fala, Paulo destacou que o novo Coronavírus tem alto índice de letalidade, agindo em todos os órgãos, não sendo apenas uma gripe que atua somente no sistema respiratório, causando uma pneumonia. O epidemiologista respondeu às dúvidas dos parlamentares, tratando de assuntos como a importância do isolamento social (como forma de redução do contágio do vírus), estudos para descoberta de vacinas, eficácia dos medicamentos entre outros assuntos.

Entre as questões levantadas, o médico e vereador Gilberto Natalini (PV) perguntou sobre as vacinas. “ A gente fica muito preocupado, pois existe uma dúvida sobre o vírus, ‘ele infecta e reinfecta’ a pessoa que já teve a doença, existe reincidência? Quando teremos uma vacina para a Covid-19? ”, questionou Natalini.

Para a dúvida, Lotufo respondeu: “ A única notícia boa (sobre as vacinas) até agora é que, apesar do vírus atuar em várias partes do organismo, estudos revelam que será mais fácil desenvolver uma vacina para a Covid-19 do que foi para o vírus Influenza. Tanto os Estados Unidos, como a União Européia e a China estão investindo muito dinheiro para isso”.

Natalini solicitou à Comissão de Saúde que oficie a Prefeitura no que diz respeito à criação de Frentes de Trabalho para população mais carente, a retomada do Banco do Povo Paulistano para ajudar micro, pequenos e médios empresários e a ampliação do programa de fornecimento de cestas básicas para a população mais vulnerável.

About natalini