A luta contra o mosquito Aedes aegypti continua acirrada na cidade de São Paulo. A assessoria do vereador Gilberto Natalini (PV/SP) e voluntários estão mobilizados percorrendo a cidade, principalmente, nas regiões com pessoas que já tiveram dengue ou um familiar que contraiu a doença.
São milhares de panfletos e cartazes distribuídos e afixados em estabelecimentos comerciais, terminais e pontos de ônibus, estações de metrô. Para o coordenador do Comitê Civil contra o Aedes Aegypti da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Gilberto Natalini “É preciso que cada cidadão fiscalize sua casa já que 85% dos focos de larvas do mosquito estão dentro das casas”.
Não é de hoje que o parlamentar – que é médico – alerta a população a respeito das doenças causadas pelo mosquito. Há 14 anos, os membros do Comitê percorrem todos os cantos da cidade distribuindo folhetos e cartazes. “Já distribuímos, até hoje, mais de 8 milhões de folhetos e afixamos cartazes”, salientou o vereador ao informar que o trabalho é diário. Importante lembrar que o Comitê é formado por diversos vereadores, além da OAB/SP, Fecomércio, Arquidiocese de SP, Igrejas Evangélicas, Umbanda, APM, CREMESP, COREN, APCD, entre tantos outros parceiros.
Nesta quinta-feira (17), por exemplo, foram distribuídos mais de mil panfletos e 80 cartazes nas proximidades da comunidade de Heliópolis, zona sul de São Paulo. A receptividade de moradores das ruas Silva Bueno, Almirante Lobo, Greenfeld (Ipiranga) e na região da Estrada das Lágrimas foi excelente; moradores, inclusive, pediram folhetos para distribuir para amigos, parentes e vizinhos.
Na região da Penha/ Cangaíba também já foram distribuídos mais de 10.000 folhetos e afixados muitos cartazes. A planfletagem aconteceu em feiras, comércios, escolas e Universidades. Além de diversas palestras ministradas pelo vereador Natalini nos colégios da zona leste.
Só em 2016, o vereador Gilberto Natalini e sua equipe distribuíram aproximadamente 100.000 folhetos e 1000 cartazes por toda São Paulo.
Neste sério e importante combate contra a dengue, zika vírus e chikungunya o vereador Natalini conta com um grande aliado: carro de som com um jingle produzido pela coordenação da OAB Jovem, alertando e orientando a população – por meio de uma música com um ritmo agradável e que “pega” na cabeça das pessoas que saem cantando – sobre os perigos dos criadouros de larvas do Aedes.
“Não podemos perder a guerra para o mosquito”, diz o coordenador do Comitê que faz também um corpo a corpo incansável com os cidadãos, além dar entrevistas para a imprensa alertando sobre o sério problema.