Gilberto Natalini SP

No dia último dia 30  aconteceu a reunião mensal do Comitê Municipal de Mudança do Clima e Ecoeconomia, sob a coordenação da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas que faz parte da Secretaria de Governo da Prefeitura de São Paulo.

A Política Municipal da Mudança do Clima de São Paulo foi promulgada pela Lei 14.933/2009 com o objetivo de assegurar a contribuição do Município no cumprimento dos propósitos da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Essa lei previu a articulação institucional realizada pelo Comitê de Mudança do Clima e Ecoeconomia, por ela também criado como órgão colegiado e consultivo, com o objetivo de apoiar a implementação da política instituída, contando com a representação do Poder Público Municipal e Estadual, da sociedade civil, especialmente das entidades populares que atuam nas políticas ambientais e urbanas, do trabalhador, do setor empresarial e acadêmico.

Fazem parte do Comitê: Secretaria de Governo Municipal – SGM, Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL, Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA , Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras – SIURB, Secretaria Municipal de Educação – SME, Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito – SMT, Secretaria Municipal de Habitação – SEHAB, Secretaria Municipal da Saúde – SMS, Secretaria Municipal de Justiça – SMJ, Secretaria Municipal de Relações Internacionais – SMRI,  Secretaria Municipal das Subprefeituras – SMSUB, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – SMDET, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, além de representantes da sociedade civil:  Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – ABIMAQ,  Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP,  Universidade de São Paulo – USP,  Universidade Estadual Paulista – UNESP,  Instituto de Engenharia – IE, Fundação SOS Pró-Mata Atlântica – SOSMA, Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, Ordem dos Advogados do Brasil – Secional São Paulo -OAB/SP,  Sindicato das Empresas de Imóveis do Estado de São Paulo – SECOVI-SP,  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo – CREA-SP  e  Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP.

O Secretário Gilberto Natalini apresentou aos membros algumas ações que a SECLIMA vem realizando e falou sobre a importância do Comitê que foi criado em 2009.  Em seguida os representantes apresentaram algumas ações que seus respectivos órgãos vêm realizando no combate aos efeitos das mudanças climáticas.

“A SECLIMA de São Paulo foi a primeira Secretaria de Mudanças Climáticas criada no Brasil, depois veio a do Niteroi. Temos uma responsabilidade imensa. Muita coisa vem sendo realizada pela Prefeitura de São Paulo no combate aos efeitos das mudanças climáticas. A nossa função é organizar todas essas ações e cobrar o cumprimento das metas do PlanClima. Estamos avançando”, disse Natalini.

A próxima reunião está agendada para 27/09, 10h. Pode ser acompanhada pelo canal da SECLIMA no youtube.