Comunidade Colombiana e homenageada na Camara Municipal de SP

O Vereador Gilberto Natalini organizou sessão solene em homenagem às personalidades colombianas que realizam ou realizaram importantes trabalhos em São Paulo. Natalini vem realizando uma série de ações junto a diversas comunidades estrangeiras, entre elas os povos da América Latina. É autor de alguns projetos de lei a esse respeito como a Criação do Dia do imigrante, a ser comemorado em dezembro, Criação do Conselho Municipal das Comunidades Estrangeiras- COMUCOM, entre outros. Também é proponente da criação de uma Coordenadoria que atenda os interesses dessas comunidades. Foram homenageados Sra. Edith Landmann, Sr. Bayardo Matéron e Dr. Guillermo Hinestrosa Pareja.

 

 

 

 

 

Os homenageados nessa sessão solene foram:

 

Sra. Edith Landmann-  Ao longo de mais de 60 anos, desde que se casou em 1944 com o então Cônsul Honorário da Colômbia em São Paulo, Sr. Oscar Landmann, até os dias de hoje, Edith Landmann assumiu a Colômbia como sua segunda pátria. Por meio das atividades culturais, como colaboradora de diversos museus e sociedades culturais, promoveu inúmeros eventos para apresentar em nosso país as manifestações culturais colombianas, desde a arte pré-colombiana até os artistas contemporâneos deste país, com exposições no MASP e na Bienal. Nesta última atuou durante várias edições como Comissária da Colômbia, recebendo sempre com muita dedicação os artistas daquele país.  Durante todos estes anos, com a colaboração da colônia colombiana residente nesta capital, apoiou vários trabalhos sociais dentre os quais as Obras Educacionais e Sociais Frei Luiz Amigó que, através da Congregação Irmãs Terciárias Capuchinhas da Sagrada Família, mantêm uma creche. Desde 1944 Edith Landmann recebeu em sua residência, junto com sua família, presidentes, ministros e principalmente os recém chegados cônsules, ajudando-os a se inserirem na cidade de São Paulo e, sobretudo, fazendo com que se sentissem como parte de sua família. Sua casa, por todos que por lá passaram, é considerada uma extensão do solo colombiano neste país. Hoje é Cônsul honorária da Colômbia em São Paulo.

 

 

Bayardo Materón Narváez  é considerado pela revista Water Power da Inglaterra (janeiro de 2011), um dos 20 engenheiros mais influentes do mundo no projeto de barragens vinculados a soluções Hidroelétricas. É  o atual presidente da Sociedade Internacional de Barragens com Face de Concreto  com registro na Califórnia- EUA. É autor do livro "Barragens de Enrrocamento com Face de Concreto", editado em português e inglês com outros dois Engenheiros da cidade de São Paulo. Foi convidado para participar de diversas Conferências internacionais. Chegou ao Brasil em 1975 e tem participado de muitos projetos de engenharia  no Brasil e em diversos outros países, como assessor internacional no campo de barragens. É membro ativo da colônia Colombiana e tem participado em atividades sociais da comunidade em São Paulo.

 

 

Dr. Guillermo Hinestrosa Pareja nasceu  em Barranquilla – Colômbia,  casado com Cleusa, residente no Brasil desde 1969, médico cardiologista. Formado pela Faculdade de Medicina do Amazonas, em 1974. Especialização em cardiologia clínica cirúrgica no Instituto de doenças pulmonares E. J. Zerbini – Hospital São Joaquim da Sociedade de Beneficência Portuguesa de São Paulo. Titulo de especialização pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pela Associação Médica Brasileira. Diretor do Instituto de Enfermidades Cardiovasculares  – IECV de São Paulo. Realizou diversas atividades médico cientificas em congressos internacionais e nacionais. Como  médico  cardiologista tem se dedicado a atender latino-americanos carentes, sendo o fundador da Associação da Amizade Brasil Colômbia, também foi presidente do Circulo Chileno Brasileiro de Integração Latino-Americana por  dois períodos consecutivos. E continua a ser um suporte ativo da Assembléia Social Chilena. Guillermo Hinestroza Pareja  tem sido um dos maiores divulgadores da cultura colombiana no Brasil, criando, formando e mantendo com seus próprios recursos, o grupo de dança  "Ballet Semilla Colombiana", junto com sua  esposa Cleusa Risso e apoiado por sua família. Há muitos anos, colabora com a divulgação da Cultura Popular dentro do Município de São Paulo, como na comemoração do Dia do Imigrante, em festas folclóricas das comunidades,  em eventos Municipais, como a comemoração do aniversário da cidade de São Paulo nos 450 anos e em muitos outros.

 

 

Serviço:

Sessão Solene em homenagem às personalidades Colombianas que muito colaboraram para o crescimento da cidade de São Paulo

10/08- 19h00

Local: Câmara Municipal de São Paulo- Vd. Jacareí, 100- Salão Nobre- 8º andar

About natalini