Comunidade Italiana e homenageada na Camara Municipal de Sao Paulo

O Vereador Natalini, em parceria com o Consulado Geral da Itália em SP, o CGIE e o COMITES realizou  nesta quarta-feira (4/05) à noite uma sessão solene, para comemorar os 150 anos da unificação da Itália.

 

"Esse evento faz parte do trabalho que estamos desenvolvendo no decorrer do meu mandato junto às comunidades estrangeiras. São Paulo é uma cidade que abraçou o mundo. Praticamente todos os países têm alguma representação aqui”, disse Natalini. ”Além da comemoração do ano Brasil-Itália e dos 150 anos da unificação, estamos aqui reconhecendo a importância dos nossos antepassados e da imigração italiana na construção do Brasil”, complementou Natalini, que é bisneto de italianos.

 

 

 

Estiveram presentes ao evento, além do vereador Natalini, o cônsul geral da Itália em São Paulo, Mauro Marcili; o ex-senador da república italiana e presidente da Câmara de Comércio de São Paulo, Eduardo Polastri; o conselheiro do Consiglio Generale degli Italiani all´Ester (CGIE – comitê dos italianos no exterior) e membro do Comitato da Presidência do CGIE (Comitê da presidência do CGIE), Claudio Pieroni; o conselheiro do CGIE Antonio Lastro; e a presidente do Comitê Rita Blasioli.

 

Breve história

 

A luta pela unificação da Itália remonta meados do século 19, quando o Congresso de Viena (Áustria-1814) dividiu o país em reinados e ducados governados por estrangeiros. O movimento de libertação e unificação do território teve êxito após a derrota do exército austríaco, com a ajuda da França. Em 1861, com a maior parte do território italiano sobre seu controle, Victor Emanuel II foi proclamado rei da Itália. A unificação total do país só ocorreu em1870, com a junção de Roma ao território italiano.

About natalini