Uma gincana sustentável será uma das atrações para universitários na Conferência Produção Mais Limpa, que ocorre em outubro no Memorial da América Latina. A competição foi anunciada nesta sexta-feira, em uma reunião preparatória do evento que contou com a presença de representantes de diversas universidades públicas e privadas.
Ainda sem modalidades definidas, a organização da Produção Mais Limpa já espera premiar equipes de estudantes que se mobilizarem para irem até o evento de carona e que arrecadaram a maior quantidade de lixo eletrônico para a reciclagem. Outras ideias que surgiram na última reunião foram premiar também alunos que utilizarem o transporte público para ir ao Memorial e também dar pontos de acordo com eventos que os estudantes realizem fora do ambiente acadêmico, educando a população sobre sustentabilidade.
John Lima, da faculdade de engenharia da PUC, por exemplo, sugeriu um campeonato de soluções para a coleta e transporte de lixo, entre outras questões que envolvem a sustentabilidade. Outros afirmaram que poderão ceder auditórios das faculdades para a realização de pré-conferências.
O vereador Natalini (PV), proponente da Produção Mais Limpa, enalteceu o engajamento universitário. “Não trouxemos vocês aqui para pedir nada, queremos participação efetiva e mobilização dos alunos no dia da conferência; essa é a maior contribuição”, disse. Apesar disso, algumas instituições não se limitaram: pretendem também buscar alunos para monitoria do evento, e divulgar a conferência em seus canais próprios de comunicação.
A Conferência Produção Mais Limpa será no dia 4 de outubro, no Memorial da América Latina. São esperadas mais de quatro mil pessoas no evento.