COP 21: Último dia e muita ansiedade por um resultado satisfatório para o planeta

Chegamos às negociações finais do acordo que será anunciado ao final desta 6ª feira (11) ou talvez adentrando pela madrugada de sábado (12), como já ocorreu em outras COPs. Esta em particular é a “COP das COPs”, pois dela se espera o acordo fundamental para traçar os rumos da luta mundial contra o aquecimento global.

COP21

 Existem boas chances de se sinalizar a importância da meta mais ambiciosa de 1,5ºC de aquecimento do planeta até 2100 e é praticamente certa a revisão pentanual, um clamor de todas as ONGs e da Academia. Porém infelizmente o G77 + China (poderosa força por trás do blocos dos subdesenvolvidos) não aceitou inclusão de artigo sobre as emissões do transporte aéreo e marítimo internacional, que por estar em águas internacionais e espaço aéreo fora da jurisdição de cada país ficou sem dono e a cargo somente da IMO e IATA. Infelizmente os países ricos queriam impor não se manter a diferenciação de obrigações, conceito que está na Convenção do Clima e faz parte de todos acordos. Isso foi julgado inaceitável pelos países do G77 (os 77 mais pobres).
Enfim entre ganhos e perdas, avanços e reviravoltas, com ajustes de últimas horas nos bastidores e vários GTs se espera algo de proativo e efetivo. O vereador Gilberto Natalini (PV) aguarda ansiosamente o resultado final.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *