CPI ENCHENTES

A CPI das Enchentes  ouviu, nesta quarta-feira (02/06), os subprefeitos de Pirituba, Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia do Ó/ Brasilândia e Perus, explicaram como as subprefeituras estão trabalhando para conter os alagamentos provenientes das chuvas.

A Subprefeita de Pirituba/Jaraguá, Dra. Andréa Catharina Pelizari, disse que há em média 23 pontos de enchentes na região e que as ações preventivas: a limpeza freqüente das bocas de lobo, permitiu a diminuição de alguns pontos, mesmo com as fortes chuvas do começo do ano. Ressaltou a importância do Piscinão Ribeirão Vermelho, e explicou que quando a obra estiver pronta, terá capacidade para conter 100.000 mts ³ de água, o que certamente combaterá os problemas de enchens na região. Atualmente o Piscinão está sob responsabilidade do DAEE e das ações em parceria com a SABESP para limpeza noturna dos bueiros e a limpeza do córrego Chica Luiza.

Walter Abrahão Filho, subprefeito Casa Verde/Cachoeirinha, comentou os pontos críticos da região. Explicou as obras de dessassoreamento dos córregos da região e da importância das intervenções da SIURB – Secretaria de Infra Estrutura Urbana

O subprefeito da Casa Verde  comentou a implantação da calçada verde. “São quatro quilômetros na zona industrial do Limão, nossa meta é chegar 40 quilômetros. Construímos canteiros com plantio de 10 mil árvores. O objetivo é aumentar a permeabilidade da região, que tem muito concreto.
 

O subprefeito Marcelo Bruni da Subprefeitura Freguesia do Ó/Brasilândia, explicou que os pontos mais críticos da área da subprefeitura, são os próximos a  região de várzea. Disse que os Piscinões do Córrego do Bananal e do Rio das Pedras estão limpos. A região conta com 9.500 bocas de lobo e são realizadas em média 60 limpezas efetivas por dia de trabalho, totalizando quase uma centena de limpezas manuais.

Celso Capato, subprefeito de Perus  tem intensificado a limpeza de galerias e bocas de lobos. Explicou que há projeto para construção de Parque Linear no Ribeirão Perus que recebe muita água de Pirituba. O parque melhorará a absorção de água na região e prevê a construção de um Reservatório que terá capacidade de armazenar 195 mil metros quadrados (área de retardamento).
 

 

About natalini