Dando o seu melhor pela cidade

Uma pequena amostra da ação de Natalini evidencia

toda sua dedicação pelos paulistanos

 

O primeiro semestre de 2011 foi marcado por uma série de ações voltadas para a promoção da qualidade de vida e da saúde. Através de emendas orçamentárias, projetos de lei, reuniões com lideranças, seminários e visitas aos bairros da cidade o vereador Gilberto Natalini atendeu demandas da população e deu continuidade ao projeto de melhorar toda São Paulo.

 

A zona Sul, região onde Natalini mora e atua como médico há mais de 35 anos, recebeu atenção especial do vereador. Ainda em fevereiro Natalini lançou a ideia, em parceria com a subprefetura, através da supervisora de Cultura, Sara Belz, do projeto “Cultura na Praça”, que levará atrações artísticas do bairro para apresentações semanais no coreto da Praça Floriano Peixoto, no Largo 13 de Maio. Para viabilizar a iniciativa, o vereador destinou recursos do orçamento municipal para a reforma do coreto, que deve começar agora nesse semestre.

 

Reunião envolvendo vereador Natalini, subprefeito

Cel Brandão, a supervisora de Cultura, Sara Belz, e

líderes locais: resgate da cultura santamarense

 

Educação

 

A educação também foi foco de Natalini, que participou da cerimônia de inauguração da Unifesp Santo Amaro, uma luta de mais de 5 anos da qual o vereador participou ativamente. Foi Natalini que defendeu na Câmara, entre outras iniciativas, o projeto de lei que garantia a execução do decreto que expropriava o terreno onde o novo campus foi construído.

 

 

A região vizinha, Cidade Ademar, ganhará outro reforço importante para a educação da zona Sul. Está em processo de implantação uma ETEC no bairro. A iniciativa visa promover a integração dos jovens na sociedade e facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Outro objetivo é aumentar a oferta de vagas para ensino técnico na região, restritas à unidade da ETEC em Santo Amaro.

 

Cidade Ademar foi um bairro bastante privilegiado pela atuação do vereador neste primeiro semestre. Foi inaugurado o Poupatempo da região, pelo qual Gilberto Natalini batalhou muito. O vereador também defendeu diversas obras de reurbanização, visando garantir a infraestrutura do bairro. Participou de ações e vistorias nas represas Billings e Guarapiranga, que margeiam o distrito e são importantes mananciais para a população da cidade.

 

 

Saúde

 

A saúde é outro setor que recebe atenção do vereador. O bairro do Jardim Miriam, em Cidade Ademar, vai ganhar outra UBS, para aliviar a superlotação da única unidade existente na região. A demanda veio da comunidade, que se articulou e procurou o vereador. A partir daí, uma série de atitudes foram tomadas e, no mês de junho, foi decidido o terreno da nova UBS. O projeto de lei que institui o Programa e Prevenção às Doenças Renais Crônicas foi aprovado na comissões e está em condição de pauta no plenário da Câmara Municipal.

 

O bairro do Cangaíba, na região da Penha, zona Leste, e onde Natalini presta o serviço de voluntariado médico há 35 anos, foi contemplado com novas ações visando à promoção do lazer e do bem estar da população. Além de lutar pela reforma do Teatro Flávio Império, uma solicitação antiga da comunidade, Natalini garantiu a instalação de academias do idoso em diversas praças e a realização do Campeonato de Futebol Amador do Cangaíba, que ano passado fez parte das comemorações pelo centenário do bairro. Outros campeonatos serão realizados em Cidade Ademar e no Carombé, na zona Norte.

 

 

 

Metro Freguesia/Pirituba

 

Promover a saúde é um desafio que vai além dos cidadãos. Natalini tem se dedicado a desenvolver e implantar alternativas que beneficiem o meio ambiente em São Paulo e, consequentemente, a saúde da população. Uma das principais lutas do vereador tem sido na região Norte, em Pirituba. Natalini tem dado forte apoio às mobilizações populares em prol do Metrô na região. A obra diminuiria o tempo perdido no trânsito intenso e também o consumo de combustíveis fósseis, já que grande parte da população trocaria os carros pelo transporte público de qualidade e que não polui.

 

Virada Sustentável

 

Outra ação com impacto positivo para o meio ambiente foi a coleta de lixo eletrônico realizada durante a Virada Sustentável. Com uma arrecadação recorde de mais de 25 toneladas, a campanha foi um grande sucesso e serviu para demonstrar que o paulistano está disposto a mudar hábitos do cotidiano em prol do ambiente, desde que o poder público garanta-lhe condições para isso.

 

Como presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de São Paulo, Natalini promoveu diversas vistorias técn
icas na cidade. Uma das mais importantes para a população aconteceu no terreno da Nuclemon, em Santo Amaro, onde 80 toneladas de material radioativo estão estocadas, oferecendo algum tipo de risco para a comunidade. Natalini trabalha agora para remover o material do terreno e dar o destino correto. A vistoria foi acompanhada por vários jornalistas e contou com link ao vivo e reportagem no SPTV.

 

P+L debate a ‘pegada de carbono’

 

A Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, que será realizada no dia 24 de agosto, já está sendo preparada. Para isso, estão sendo promovidas 10 pré-conferências, nas quais a pauta da conferência está sendo montada. Neste ano, o tema do encontro será pegada de carbono, uma estimativa das emissões de carbono que uma pessoa faz ao longo da vida e que depende diretamente da cidade onde ela vive.

 

Natalini defende também o Prêmio Responsabilidade Ambiental, um reconhecimento às pessoas e empresas de São Paulo que mais contribuíram para o meio ambiente no ano. Uma comissão montará uma lista de indicados, que serão aprovados ou não pela Câmara Municipal. É outro de seus projetos que aguarda votação na Câmara.

 

Na mídia, mantendo suas posições e, principalmente, o espírito democrático

 

Na recente discussão envolvendo a concessão de benefícios fiscais para a construção do estádio do Corinthians, Natalini lutou para incluir no projeto um parágrafo que condicionasse o benefício à abertura da Copa. O vereador defendeu suas posições em publicações como a revista Veja, na qual destacou a importância da abertura para a cidade; jornal Valor Econômico (restrito a assinantes); e pelo portal G1, da Globo.

 

Gilberto Natalini também foi entrevistado pelo CQC para emitir sua opinião sobre o aumento do salário do prefeito Gilberto Kassab e dos secretários. O vereador, reconhecido como grande democrata, recebeu a reportagem do humorístico e, sem perder a classe, manteve sua opinião de que o aumento é justo e necessário, haja vista as diversas atribuições dos funcionários públicos.

About natalini