A delegação da prefeitura de São Paulo participou na tarde deste domingo (3/12), do Painel Governança climática e ação integrada numa megacidade na COP28, organizado pela prefeitura de São Paulo e pelo ICLEI América do Sul.
A sessão teve como objetivo mostrar como uma megacidade complexa como São Paulo e outras cidades latino-americanas podem atuar de forma integrada e com governança sólida para combater as alterações climáticas e alcançar os ODS.
“Tive a honra de abrir o painel apresentando o Plano de Ação Climática, ressaltando sua transversalidade e a importância do trabalho intersecretarial. Também indiquei ações que a Prefeitura vem implementando, como a eletrificação da frota de ônibus, as ações para redução de riscos geológicos e hídricos e de conscientização para a emergência climática”, disse o Secretário Executivo de Mudanças Climáticas, Gilberto Natalini.
“A Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas de São Paulo (SECLIMA), foi a primeira ligada ao tema instituída no Brasil. A partir disso, o município de São Paulo, sob a coordenação do Prefeito Ricardo Nunes, começou a executar a implantação do Plano de Ação Climática (PlanClima). A nossa missão é fazer com que as Secretarias cumpram as 43 ações e 54 metas estipuladas no PlanCLima, com prazos até 2025, até 2030 e até 2050. A meta é que até 2050, São Paulo seja uma cidade carbono zero. É uma tarefa enorme, numa cidade gigantesca, com 12 milhões de habitantes, um município que se desenvolveu de maneira desplanejada e com grande desigualdade social. Embora seja uma cidade rica, ainda temos grandes bolsões de pobreza.. O Prefeito tem trabalhado firme e cobrado os Secretários para que São Paulo seja uma cidade resiliente no que diz respeito às mudanças climáticas. Temos tarefas enormes para mitigação e adaptação. Como exemplo, a cidade de São Paulo buscou financiamento no BID e no BNDES para trocar até 2024, 20% da frota de ônibus, para ônibus elétrico, entre tantas outras ações”, finalizou Natalini.
Participaram também do painel, a Secretária Municipal de Gestão, Marcela Arruda, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, a Secretária Adjunta de Relações Internacionais, Maria Auxiliadora Figueiredo, a Chefe de Gabinete da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Tamires Oliveira, o Diretor de Saneamento Ambiental da SPREGULA, Mauro Haddad, Malu Ribeiro, representando a SOS Mata Atlântica, além do Embaixador Antonio da Costa Silva, representando o Ministério das Cidades do Brasil, Santiago Sandoval, Secretário de Meio Ambiente de Quito, no Equador e Juan Sebastian Abad, prefeito de La Estrella, Colômbia.