DEMOCRACIA SEMPRE!

A democracia no Brasil tem altos e baixos. Nosso país tem muitos períodos autoritários alternados de liberdades democráticas no decorrer de sua história política.

Hoje vivemos o maior período democrático de nossa história, desde a derrubada do regime militar em 1985. Temos uma Constituição aprovada em 1988, temos as Instituições da República funcionando e temos eleições diretas regulares. Porém, ao lado disso, estamos vivendo um momento perigoso de ataques contínuos e agressivos à nossa Democracia. E esses ataques tem origem, exatamente em quem jurou defender a Constituição: o Presidente da República, Jair Bolsonaro.

O Presidente, junto com parte expressiva de seu governo e um núcleo de apoiadores, através de intenções, palavras e atos, ameaça todos os dias o Estado Democrático de Direito. Apregoa a desobediência à Constituição e às Leis, afronta os demais poderes da República, convoca as FFAA para atitudes golpistas e agride a sociedade civil que representa o povo organizado.

Ao lado disso esse Governo Federal é pífio, seja nos resultados econômicos, como no social, ambiental e sanitário.
O resultado está aí: 14,8 milhões de desempregados, 20 milhões de famintos, 600 mil mortos pela pandemia, nossas florestas, rios e biodiversidade sendo destruídos, e um sentimento de desesperança no meio do povo.

Por todos esses motivos, posso afirmar com convicção que Bolsonaro não tem condições pessoais e políticas de presidir o Brasil. Seu governo está desmontando o Brasil!

É urgente a união de todas as forças democráticas do país para exigir do Congresso Nacional o impeachment. Retirem Bolsonaro antes que ele destrua o Brasil.

Gilberto Natalini- Médico e Ambientalista

About natalini