A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Paulo discutiu nesta quarta-feira (7) a questão da dengue. “Todos os prognósticos fazem acreditar que a dengue virá em uma situação alarmante e calamitosa no próximo verão e, por isso, é hora de agir e o Comitê da Dengue será convocado novamente: vamos solicitar aos quase trezentos parceiros que se mobilizem”, afirmou o vereador Gilberto Natalini (PV), integrante da Comissão de Saúde.
Foto: Luiz França/ CMSP
No programa Boa Noite, Bom Dia desta quinta-feira (8), o vereador informou que, em caso de epidemia, pode, inclusive haver estado de exceção e autorização para os agentes sanitários entrarem em casas fechadas e/ou abandonadas para exterminar focos do mosquito.
O vereador Natalini, que é médico, alerta para o perigo da doença que só em São Paulo já registrou 589 mil casos na primeira quinzena de julho, conforme levantamento da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo: um número de infectados mais que o triplo se comparado a 2014.
A dengue não é contagiosa, a transmissão se dá pela fêmea do aedes aegypti que se infecta após picar um indivíduo doente. Não deixe água parada em pires de plantas, pneus velhos etc.