Nesse sábado (27) aconteceu em São Paulo um importante evento organizado para chamar a atenção para os benefícios ambientais, sociais e econômicos de um modal muito debatido atualmente: os veículos híbridos e elétricos. Trata-se do Dia da Mobilidade Elétrica. O secretário do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini fez questão de participar da abertura do evento, acompanhado do secretário de Transporte e Mobilidade, Sergio Avelleda e do presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Ricardo Guggisberg. Logo após a abertura, aconteceu uma carreata de veículos híbridos e elétricos.
“O diesel é um dos grandes poluidores e causadores de doenças respiratórias, muitas vezes levando à morte. A mudança da matriz energética dos ônibus é muito importante e a atual gestão da Prefeitura de São Paulo está trabalhando para tornar o transporte limpo, o mais rápido possível”, disse Gilberto Natalini.
Os veículos elétricos apresentam baixa emissão de poluentes, sendo que alguns modelos têm emissão zero. Esta não emissão é fundamental para auxiliar os municípios a cumprirem a sua meta de redução de CO2, compromisso que vem sido discutido nas últimas COPs e foi formalizada pelo Tratado de Paris, de 2016.
Estudo da CPFL Energia mostra que o valor do quilômetro rodado de um carro a combustão, considerando o uso de etanol, é de aproximadamente R$ 0,19. No veículo movido à eletricidade, este valor é de R$ 0,05, ou seja, quatro vezes menor. Em São Paulo o dono de um carro elétrico tem desconto no IPVA.
Ainda cumprindo agendas nesse sábado, o secretário Gilberto Natalini participou de Encontro com Conselheiros e Conselheiras de Meio Ambiente, Parques e Fórum Agenda 21 Macro Leste pelos ODSs, em Itaquera e de Seminário sobre Gestão Pública com a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo.