Educação Ambiental: uma realidade!

Em 2017,  fui Secretário do Verde e Meio Ambiente da Cidade de São Paulo. Naquela ocasião ativamos a Comissão Municipal dos ODS que em pouco tempo começou a irradiar essa importante pauta para dentro e para fora da Prefeitura.

Entre as ações que renderam fruto estava o trabalho com a rede municipal de ensino. Na época era Secretario de Educação, o amigo e importante figura da democracia e do ensino, Alexandre Schneider.

Conversamos muito sobre todos esses assuntos e ele, tomou uma iniciativa que considero histórica: em parceria ele convocou uma reunião de educadores da rede municipal de ensino, onde estavam presentes mais de 500 pessoas, aconteceu no Teatro Caetano de Campos, ao lado da Escola Paulista de Medicina. E, a seu convite participei representando a SVMA. Foi um sucesso!

A partir dessa iniciativa, São Paulo começou a introduzir a Educação Ambiental no currículo escolar da cidade. Era tudo o que queríamos, e aconteceu. Hoje, passados seis anos, podemos dizer que a iniciativa prosperou, e os 1,5 milhões de crianças que estudam nas nossas escolas municipais aprendem educação ambiental na sala de aula.

Nesse início de janeiro recebi a gentil visita do Secretário Fernando Padula, que dirige a Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo. Ele veio me trazer um importante presente (cartilha de educação ambiental),  que me honrou e me alegrou muito, por saber que aquele esforço iniciado por nós, pelas mãos do ilustre Alexandre Schneider, esta continuando e frutificando.

A Educação Ambiental presente no currículo escolar de uma cidade é um gancho e consciência para a ação inestimável, que não pode ser medida por parâmetros físicos. Vai muito além disso.

Dessa forma quero parabenizar os Secretários de Educação, Alexandre Schneider e Fernando Padula, por terem iniciado e continuado esse processo. E sentir-me imensamente gratificado em ter contribuído para esse avanço da sustentabilidade em nossa cidade.

 

Gilberto Natalini

Médico e Ambientalista

About natalini