Encontro Lixo Zero São Paulo acontece de forma online

Na tarde desta segunda feira (25), o vereador Gilberto Natalini (PV-SP) participou do evento de abertura do Encontro Lixo Zero São Paulo, que acontece de forma virtual entre os dias 25 e 29 de maio de 2020.

A cidade de São Paulo produz atualmente 18 mil toneladas de lixo por dia, sendo aproximadamente 12 toneladas de lixo domiciliar. Desse montante 35% são lixos secos passíveis de reciclagem e 51% é a parte orgânica, o restante é de fato o rejeito.

Agentes públicos, ativistas e empreendedores sociais estiveram reunidos para propor caminhos inovadores em torno do tema: “Lixo, sintoma do quê?

Na ocasião, Natalini apresentou os seus projetos para a correta Gestão de resíduos sólidos em São Paulo, como o Programa de Aproveitamento de Madeiras de Podas de Árvores (Lei nº 14.723/ 2008)e o PL 295/2019, que estabelece a obrigatoriedade da implantação de logística reversa no Município de São Paulo.

A logística reversa é um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A ideia é que a vida útil dos produtos e embalagens não termine após o consumo, nas ruas da cidade ou em aterros sanitários. Isso significa que o produto que está na casa do consumidor retorne para fabricante, que deverá reincorporá-lo no processo produtivo ou dar a destinação final ambientalmente adequada.

“Passando a pandemia, o nosso objetivo é aprovar esse importante projeto em 2ª votação ainda esse ano e ajudar a resolver um dos grandes problemas da cidade – os resíduos sólidos. Os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos como pneus, eletroeletrônicos, embalagens plásticas, entre outros, devem estruturar e implementar sistemas de logística reversa, de forma independente do serviço público de limpeza urbana, caso contrario, não terão a licença de funcionamento renovada “ disse Natalini.

About natalini