Esforco para salvar o Hospital Sorocabana

O vereador Gilberto Natalini reuniu-se com o secretário-adjunto da Saúde, José Maria Orlando, para discutir o futuro do Hospital Sorocabana. O encontro foi realizado na manhã de segunda, dia 26 de abril, e contou com a participação de moradores e líderes comunitários da Lapa e representantes da OAB, CIESP e da Associação Comercial de São Paulo.

 

A reunião é mais um passo em direção ao restabelecimento do serviço gratuito de saúde oferecido no Sorocabana, que está interrompido desde o final do ano passado. Na semana anterior o vereador Natalini já havia encaminhado ao prefeito uma indicação sugerindo a recolocação do funcionamento da instituição sob a gestão da Secretaria Municipal de Saúde.

 

 

 

A interrupção dos serviços no Sorocabana tem causado transtornos aos moradores da região. Além de prestar atendimento a um pequeno grupo de ex-ferroviários da FEPASA, o Hospital Sorocabana realizava milhares de atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde. Enquanto funcionava, o hospital tinha 217 leitos disponíveis e realizava mais de 500 partos ao mês.

 

O vereador Natalini aponta para uma eventual retomada dos atendimentos. “Estamos trabalhando duro, pois não podemos deixar essa situação se estender por mais tempo”, disse o vereador.

 

Entenda a crise

 

Desde 2009, o Hospital Sorocabana enfrenta uma crise gravíssima. De 1996 a 2007, o hospital recebeu mais de R$ 150 milhões em repasses do SUS. Contudo, o investimento aparentemente não foi suficiente e a estrutura do hospital foi colapsando lentamente, culminando com seu fechamento no final do ano passado.

About natalini