Gilberto Natalini SP

A excelente matéria no jornal Estado de São Paulo (clique aqui) conta em detalhes como o Prefeito Fernando Haddad abandonou a execução do Programa Mananciais, que vinha sendo realizada com imensos benefícios para a população carente que reside as margens das represas Billings e Guarapiranga, numa parceria que envolvia prefeituras de municípios como S. Paulo e S. Bernardo do Campo, Sabesp e governos federal e estadual (via Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos).

Foto: Rafael Arbex/Estadão
1423352610136

Infelizmente, vários programas em cooperação com o Governo do Estado foram postos de lado pela atual gestão, como o Operação Defesa das Águas que atuava contra invasões de mananciais e promovia a remoção de lixo da lâmina d´água e margens e o Programa Córrego Limpo, parceria com a Sabesp para despoluir corpos d´água e criar parques lineares, melhorando a qualidade de vida da comunidade às suas margens.
O Programa Mananciais era o mais importante e com o objetivo maior de despoluir águas fundamentais para abastecimento público, estabelecer o esgotamento sanitário, vital para a saúde pública e criar novos parques nas margens das represas, coibindo invasões e criando espaços de lazer para os moradores do entorno.
Enfim fico muito triste ao ver tanto descaso com os cidadãos dos extratos mais pobres e esquecidos. Não dá para entender como uma administração que não perde a chance para lamentar a falta de recursos e usar isso como justificativa para o não cumprimento do programa de metas e o quadro atual da cidade, abdique de verbas vultuosas, em parte provindas de financiamento internacional pelo Banco Mundial.
Neste caso não se trata da decantada incapacidade de gerenciamento da gestão Haddad, enredada na burocracia, que leva ao atraso em boa parte dos projetos e obras. Não sei a que se pode atribuir tal decisão absurda: não quer dar continuidade a obras de seu antecessor, hoje juntos na mesma base de apoio à presidente Dilma? ou não quer cooperar repuplicanamente, em favor do povo, com o governo do estado, por ser de outro partido? ou se recusa a realizar remoção de população em áreas de risco e de mananciais pelo receio de contrariar os movimentos de moradia?
Ora esse programa só traz benefícios a todos os atores e nada deveria ser obstáculo à sua implantação!
Gilberto Natalini
Médico e Vereador PV/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *