Exemplo de solidariedade

Uma iniciativa popular de sucesso na zona norte da capital completou 11 anos de existência em 2011 e já trouxe muitos benefícios à região. A Associação Comunitária Sítio dos Francos, conhecida como Ascosif, surgiu graças à união dos moradores e atualmente vem desenvolvendo projetos sociais para toda a comunidade.

 

O embrião da Ascosif surgiu quando algumas mães da comunidade decidiram se unir para suprir a falta de creche. As mães deixavam os filhos com as amigas quando saíam para trabalhar e, ao voltar para casa, cuidavam dos filhos de outras mães que estavam fora. A atitude atraiu a atenção de outros moradores da comunidade, entre eles Raimundo Lins, que perceberam o poder da mobilização e, juntos, lutaram pela construção do CDHU Sítio dos Francos, atual sede da Ascosif.

 

 

 

“A primeira causa em torno da qual os moradores se uniram foi a questão da moradia”, conta Raimundo, que mora no conjunto desde sua inauguração, há 19 anos. Com o apoio do ex-governador Mário Covas, o grupo de moradores conseguiu que a prefeitura comprasse o terreno e o material de construção do CDHU, que foi pago pelos próprios moradores ao longo dos anos. O resultado da iniciativa foram 120 moradias populares, uma vitória impressionante. Diante disso, o grupo percebeu a necessidade de formalizar-se e foi fundada, em janeiro de 2000, a Ascosif.

 

As primeiras batalhas da Ascosif giravam em torno de questões básicas de infraestrutura, como saneamento básico e pavimentação. Com o tempo e a solução desses problemas, o foco da associação voltou-se a projetos sociais pautados no tripé educação, saúde e renda.

 

No que diz respeito à saúde, a Ascosif agora luta por um grupo especial do Programa Saúde da Família, que conte com especialidades como ginecologia e psiquiatria. Até agora, foi destacado um grupo padrão, com clínico geral e cinco  voluntários. Raimundo destacou a importância da articulação com o poder público, destacando o vereador Gilberto Natalini, que ajudou a trazer o grupo do PSF. “Estamos conversando há um ano e meio, e espero trazer ainda mais melhorias à comunidade de Sítio dos Francos”, comenta o vereado Natalini.

 

Raimundo é amigo de Natalini e também de Gérson Fubá, outro grande amigo da comunidade da zona Norte. Gérson e Raimundo convivem há décadas na região, sempre batalhando por melhorias.

 

A mais recente foi a aprovação de duas emendas orçamentárias do vereador Natalini, voltadas à região. Uma dekas para a realização do Campeonato de Futebol Amador do Jardim Carombé, região onde está o Sítio dos Francos. “Iniciativas como essa unem a comunidade em prol de um evento e promovem o esporte, cujos benefícios vão além da saúde. O campeonato a integração e o desenvolvimento social de todos os envolvidos”, diz Natalini. Já a subprefeitura de Santana, na Av. Tucuruvi, ganhará uma Academia do Idoso, alternativa de lazer e saúde gratuita e de fácil acesso.

 

Transformação social

 

A Ascosif promoveu, ao longo de seus 11 anos de existência, cursos profissionalizantes para mais de 800 moradores da comunidade. A maioria dos cursos contou com o auxílio de empresas do ramo, como o curso de técnico em hidráulica, promovido com o apoio da Sabesp. “Nosso objetivo é utilizar o trabalho como ferramenta de transformação social”, explica Raimundo. Atualmente, há mais de 300 vagas disponíveis para cursos, entre eles alguns promovidos em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.

 

O projeto mais recente da Ascosif é o UNEAFRO, um cursinho gratuito voltado à aprovação em diversos tipos de concurso. Alunos de todas as idades aprendem com material cedido pelo Cursinho da Poli e assistem às aulas de professores voluntários da Universidade de São Paulo. “O material que nós temos é de primeira qualidade”, elogia Raimundo. São 50 alunos, que ficam no UNEAFRO todo sábado das oito da manhã às cinco da tarde, estudando para vestibulares, concursos públicos e para o ENEM.

 

“Eles são um exemplo de solidariedade e espírito público”, comenta Gerson Fubá. “São mais do que isso”, complementa o vereador Natalini. “São fundamentais na manutenção e melhoria da qualidade de vida da comunidade local”.

About natalini