Gilberto Natalini SP

Desde o início do ano acompanhamos com preocupação a falta de medicamentos e insumos nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e AMAS (Assistência Médica Ambulatorial) da Prefeitura de São Paulo. São 9 meses de espera da população, que além de ficar sem remédio para o tratamento em casa, pessoas deixam de ser atendidas por falta de material para os servidores realizarem o atendimento.

FaltaMedicamentosUBSAMA

São remédios básicos como dipirona, omeprazol, sinvastatina (controle do colesterol), e insumos como tiras para mediar o diabetes, luvas cirúrgicas e máscaras descartáveis.
Nos primeiros oito meses de governo, nas duas prestações de contas quadrimestrais, na Câmara Municipal, apresentamos dados Orçamentários da Saúde e questionamos o secretário da Saúde sobre a falta de medicamentos e insumos na rede municipal.
Tanto em junho, como em setembro, o secretário reconheceu que existem problemas com o abastecimento da rede, pediu prazo para a regularização e se comprometeu em resolver o problema. Mas na semana passada, em uma visita à UBS / AMA do Jardim São Jorge (clique aqui para assistir a reportagem da TV Câmara) constatamos a falta de 140 itens, entre medicamentos e insumos. Diante da falta de solução para o problema sério que atinge a população é mais do que oportuno discutir o problema em uma audiência publica. Nossa sugestão é que o debate seja feito no dia 2 de dezembro, das 10h às 13h horas, na Câmara Municipal de São Paulo.
Gilberto Natalini
Médico e Vereador PV/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *