FARINATA: Uma solução para o combate ao desperdício de alimentos

A Plataforma SINERGIA em mais de três anos de pesquisa desenvolveu um sistema de beneficiamento de alimentos, de boa qualidade, e que seriam descartados, capaz de transformar todo tipo de alimento em um novo alimento chamado FARINATA. Este processo inovador fornece uma SOLUÇÃO AMBIENTAL para a indústria de alimentos, supermercados e agricultura, que hoje em dia tem custos altos associados ao descarte de alimentos, em aterros ou incineração, valendo lembrar que boa parte destes alimentos ainda são perfeitamente aptos para o consumo.

unnamed

Na noite desta 2ª feira (21/11), o vereador Gilberto Natalini (PV/SP), participou de evento na FIESP, organizado pela Plataforma Sinergia, onde foi apresentado para gestores públicos e empresários a FARINATA, uma solução inovadora de Combate ao desperdício de alimentos.

15079008_578190412369143_3784019956398954100_n

 
A FARINATA, um alimento pronto para o consumo, tem garantida sua qualidade nutricional e segurança e é também base para uma série de produtos, como biscoitos, massas, bolos, pães, entre outros, os quais, vale enfatizar, são INTEIRAMENTE DOADOS para as populações que se enquadram nos diversos graus de insegurança alimentar e fome ou para aquelas porventura atingidas por catástrofes naturais ou humanitárias.

15202598_578174382370746_6776312371078659707_n

A Plataforma Sinergia é parceira do programa “Save Food“ da FAO-ONU que congrega projetos e soluções do mundo todo para o combate ao desperdício de alimentos, e ainda tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente brasileiro ao oferecer uma solução ambiental para os alimentos no âmbito da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a qual entrará amplamente em vigor em agosto de 2014.
BENEFÍCIOS DA FARINATA:
– Alimentos gratuitos às populações em situação de insegurança alimentar;
– Redução de custos privados associados ao descarte de alimentos;
– Eliminar impactos ambientais decorrentes do descarte de alimentos e atender a PNRS;
– Redução de custos públicos;
– Evitar o desperdício de recursos naturais, energia, insumos, etc. na cadeia de alimentos;
– Estoque de segurança para situação de catástrofes;
– Benefícios colaterais na saúde, educação, etc.
– Criação de empregos de inclusão social.
CONTEXTO:
Os índices de desperdício de alimentos no mundo são gigantescos e segundo a FAO (organização da ONU para a Alimentação e Agricultura) cerca de um terço do alimento produzido no mundo é desperdiçado. Segundo a entidade o montante desperdiçado chega a 1,3 bilhão de toneladas anuais. No Brasil estima-se que 200 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas a cada dia. Os impactos ambientais decorrentes deste desperdício são igualmente gigantescos: milhares de toneladas de gás metano são despejados diariamente na atmosfera, além de um enorme desperdício de recursos naturais, insumos e custos envolvidos na produção de alimentos que não atingem seu objetivo de alimentar as pessoas. Segundo dados recentes da FAO, cerca de US$ 750 bilhões por ano estão relacionados com o desperdício de alimentos.
Por outro lado, aproximadamente 2 bilhões de pessoas no mundo, não consomem quantidade suficiente de nutrientes e minerais, sendo que cerca de 850 milhões de pessoas padecem de insegurança alimentar severa, segundo FAO. Cerca de 21.000 pessoas morrem diariamente de fome ou causas relacionadas à fome, ou seja uma pessoa a quase cada 4 segundos.
O que se produz de alimentos no mundo é suficiente para alimentar quase o dobro da população atual, e, no entanto, vemos a fome subtraindo a dignidade e o direito à vida de milhões de pessoas no mundo todo, e, infelizmente o Brasil também faz parte desta trágica estatística.
“Eu não acreditava que era possível, mas participei da inauguração da máquina que transforma o alimento em FARINATA e fiquei impressionado. A Plataforma Sinergia é nossa parceira na Conferência P+L, que está em sua 15ª edição e reúne entre 3000 e 5000 pessoas, nós distribuímos o pão feito com FARINATA em algumas edições do evento e foi muito elogiado. Como médico, aceitei com muito orgulho fazer parte do Comitê Técnico do Projeto. A  produção de Farinata é uma solução ambiental para o desperdício de alimentos e uma solução para os que sofrem pela fome, além de ser um alerta contra o desperdício”, disse o vereador Gilberto Natalini.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *