Na manhã desta 6ª feira (22), o vereador Gilberto Natalini (PV/SP), foi um dos palestrantes do Congresso que acontece dentro do 13º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte. Participaram da mesa de debates o vereador Natalini, vereador Caio Miranda, Sr. Jaime Waisman- SISTRANSP e Luiz Cortes- ILATS. A pauta foi Mobilidade em Cidades Inteligentes.
“Estamos trabalhando na Câmara um Projeto de Lei para mudança da matriz energética da frota de ônibus e caminhões de lixo de São Paulo. É muito importante que a prefeitura incorpore os veículos elétricos em sua frota de transporte e aos poucos os carros individuais também sejam substituídos por elétricos”, disse Natalini.
Veículos elétricos são uma realidade para atender as demandas da sociedade moderna e uma necessidade do ponto de vista ambiental. Com emissões reduzidas ou nulas, são apontados como grandes aliados nas políticas de adaptação e controle das mudanças climáticas. O Salão Latino Americano de Veículos Elétricos aproxima pessoas com interesses em comum quando o assunto são as inovações para a mobilidade – o que inclui empresas, governos, consultores, acadêmicos e público em geral – oferecendo o ambiente ideal para o fortalecimento do networking do setor, disseminando conhecimento, novas tecnologias e gerando negócios que tenham potencial para tornar as cidades mais inteligentes e sustentáveis.
O evento conta com mais de 50 estandes divididos em setores: montadoras de veículos pesados, leves e levíssimos, além de componentes e infraestrutura, com foco em Smart City. Concomitantemente à feira está acontecendo o Congresso “Empreendedorismo, Design e Inovação em mobilidade a favor do clima” que tem como objetivo debater as tendências mundiais com relação à Mobilidade Elétrica, tendo em vista o cenário internacional 2020 – 2035, período no qual diversos países se comprometeram a eletrificar suas frotas, tendo em vista as metas de redução da emissão de gases de efeito estufa.
Pesquisas internacionais indicam que nos próximos 3 anos, mais de 200 modelos de VHEs serão lançados em todo o mundo, e que os serviços de sharing sofrerão uma expansão de no mínimo 30%. Além disso, veículos autônomos e conectados estarão cada vez mais presentes e nosso cotidiano.
O evento tem como linha de atuação apresentar novas tecnologias e inovações e convidar o público em geral para que conheçam e se familiarizem com o tema. Trazer experiências bem-sucedidas no mundo e compartilhá-las é um dos pilares do evento.