A partir deste sábado (20), às 14 horas, o Horto Florestal, na zona Norte de São Paulo, é palco da 10ª edição do Festival de Inverno na Cantareira, também conhecido como FICA. Até o próximo domingo (28), serão mais de mil atividades entre shows, peças de teatro, gastronomia e prática de esportes ao ar livre em mais de 70 locais na região. A previsão é que o festival receba em torno de 500 mil pessoas.
O vereador Gilberto Natalini (PV-SP), autor da Lei que incluiu o Festival no calendário oficial da cidade de São Paulo, não pôde estar presente, mas foi representado por seu assessor de meio ambiente, Leonardo Maglio. O parlamentar recebeu uma homenagem na abertura do evento pelo seu trabalho em prol do meio ambiente.
Os destaques do lançamento do FICA 10 anos é a Feira Chefs SP que traz diversos chefs de restaurantes consagrados pela primeira vez na Cantareira. Com curadoria de Daniela Mazzer e Sandra Santorsula, que também fizeram a curadoria gastronômica da Virada Cultural, restaurantes premiados como Imbiss (alemão), Pita (árabe), El Mariacchi (mexicano), Maria Bahiana (brasileira) e Por ai Portugal (português) entre outras, estarão na região pela primeira vez.
Também no sábado (20), o Horto recebeu shows, além de bandas e DJs, o FICA recebeu a banda paulistana de rock Ultraje a Rigor.
O FICA tem a missão de propagar os cuidados com a floresta da Cantareira e com o Horto Florestal.
“São eventos como esse que além da cultura e do lazer, trazem a questão ambiental em sua essência, que fazem a diferença. Eu parabenizo a organização e continuamos à disposição para apoiá-los no que for possível”, disse Natalini.