Forum socioambiental Santo Amaro: confira os eixos da discussao

A Rede Socioambiental de Santo Amaro promoveu nessa semana encontro destinado à discussão da Agenda 21. O Fórum Socioambiental da Rede Santo Amaro e Agenda 21 contou com a presença do capitão Lener Ribeiro, assessor do vereador Gilberto Natalini e representante da Câmara Municipal, e de moradores da região, que aproveitaram o espaço da subprefeitura de Santo Amaro para discutir diversas medidas apresentadas para a região. 

 

Quatro grupos de ação distintos foram apresentados no evento. O primeiro apresentou os trabalhos e projetos de coleta seletiva de resíduos sólidos. Em seguida, foi a vez do grupo de responsáveis pela criação e manutenção de um Espaço de Acolhida, onde são oferecidas refeições e abrigo a moradores de rua, mostrar os seus projetos.

 

O terceiro grupo de ação apresentou planos referentes a projetos de economia sustentável em Santo Amaro. O objetivo é desenvolver uma feira para troca e venda de objetos entre os próprios moradores da região, garantindo benefícios para os dois lados envolvidos na troca.

 

O último grupo de ação discutiu a arquitetura, o urbanismo e o planejamento do bairro. Tambem presente, o arquiteto José Calazans apresentou um projeto de tombamento do centro histórico de Santo Amaro, local de fundamental importância para preservar a memória do bairro e da cidade.

 

A Agenda 21, documento que motivou o evento e permeou as discussões, foi criada pela ONU em 1992. A Agenda é um conjunto de ações a serem adotadas mundial, nacional e regionalmente por entidades públicas em todos as atividades humanas que afetam o meio ambiente. Entre os pontos principais do documento estão o combate à pobreza, o controle da poluição e o combate ao desmatamento ilegal.

About natalini