A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade irá se esforçar para que a Prefeitura institua alimentos orgânicos na merenda das escolas municipais. A decisão, acertada nesta quinta-feira (18), partiu do vereador Natalini (PV), autor de um Projeto de Lei – 447/2011 – dessa matéria, já aprovado em segunda votação.
O projeto do parlamentar estabelece um mínimo de 30% na dieta dos alunos do sistema municipal de ensino. Natalini compreende, porém, que esse prazo pode ser fragmentado se essa for a única maneira de viabilizar a proposta. Para o vereador, além de melhorar a alimentação dessas crianças, o projeto impulsiona a produção de orgânicos no município.
O presidente da Frente Parlamentar, vereador Ricardo Young (PPS), irá fazer uma solicitação em nome do colegiado para que a lei seja sancionada. “Temos aqui governo e oposição, é significativo enviarmos juntos essa carta”, argumentou.
A Procuradoria da Câmara também será consultada para verificar se há a necessidade de um novo projeto de lei, permitindo o escalonamento da implantação dos alimentos orgânicos na merenda.
Na reunião que aconteceu nessa 5ª feira (18/04), também foi discutido o foco dos trabalhos da Frente e chegou-se à conclusão que mudar a política de resíduos sólidos em São Paulo será o foco principal dos trabalhos da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade. Os membros da Frente concordaram que precisam debater com empresários, cooperativas e empresas que realizam os serviços de coleta e varrição na cidade de São Paulo o alinhamento do município com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Entre os temas abordados na próxima reunião, estará a compostagem orgânica, em parceria com a ONG Morada da Floresta, que já trabalha o tema e fez contato com a Frente.
Definiram também como prioridade uma reunião com o atual secretário do Verde e Meio Ambiente, Ricardo Teixeira, para saber sobre seus planos, novos projetos e a continuidade de ações da gestão anterior.
Seminários
Outras atividades da Frente serão: um Seminário a respeito de áreas contaminadas e um Seminário sobre Orgânicos que acontecerá no dia 21/05, em parceria com as entidades: AAO, 5 Elementos e Instituto Kairós.