Aconteceu nos dias 23 e 24 de abril, no hotel Transamérica, o seminário internacional “Gestão da Água em Situações de Escassez”, com palestras de especialistas de países com baixa disponibilidade hídrica e com iniciativas de sucesso para enfrentar estiagens e pouca pluviosidade crônica. Houve também apresentações de novas tecnologias para reúso, combate a perdas e uso racional. Foram realizados painéis com experiências da Austrália, EUA (Califórnia), Israel, Espanha, China, Japão, Cingapura e Uruguai. Uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e com o CNI. O ambientalista e vereador Gilberto Natalini (PV) não pôde estar presente, mas foi representado pelo seu assessor de meio ambiente, Marcelo Morgado.
A abertura contou com a presença da ministra Izabella Teixeira do MMA e do Chanceler, embaixador Mauro Vieira, entre outras autoridades. Entre os participantes estiveram presentes os presidentes da ANA, ABES e ABRH.
Diversos produtos interessantes como torneiras automáticas com microturbinas, algoritmos para suporte à decisão em casos de crescente falta de chuvas e para apontar a localização de vazamentos foram mostrados e se pretende convidar alguns deles para participar da exposição da 14ª Conferência P+L e Mudanças Climáticas, presidida pelo vereador Natalini.
Cabe destacar que Natalini coordenou o esforço para se aprovar o “pacote da água”com duas novas leis que contribuirão muito para o enfrentamento da crise.