Gestão sustentável de reagentes vencidos foi tema de evento na Câmara Municipal

Os laboratórios de Química mantidos por instituições de ensino devem ter como uma de suas prioridades a correta destinação de todos os materiais utilizados, sendo que os reagentes estão entre os que demandam mais cuidados, especialmente quanto ao prazo de validade.

Com esta premissa em foco, o Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ-4), com o apoio do vereador Gilberto Natalini (PV), promoveu nesta 2ª feira (18/11), na Câmara Municipal de São Paulo, um diálogo sobre o tema “Laboratório de Ensino – Desafios na Gestão Sustentável de Reagentes Vencidos”.

Direcionado a professores, coordenadores de curso e diretores de instituições de ensino das redes pública e privada, o evento discutiu as problemáticas envolvidas com reagentes químicos de laboratórios de ensino, com foco no uso racional e no consumo consciente, envolvendo aspectos de sustentabilidade e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A programação contou com um ciclo de palestras, seguida de uma mesa de perguntas. O vereador Gilberto Natalini abriu o evento e colocou-se à disposição para apoiá-los em tudo o que estiver ao seu alcance. A primeira palestra, voltada para a regulamentação da atividade profissional na área química, foi ministrada pela Engenheira Química Andrea de Batista Mariano, coordenadora da Comissão Técnica de Meio Ambiente do CRQ-4.

A professora Patricia Busko Di Vitta, do Instituto de Química da USP, apresentou aspectos da gestão de produtos realizada em laboratórios da universidade, enquanto Luciana Rodrigues Oriqui, docente em cursos de extensão da Unicamp nas áreas de Engenharia Química e Economia, falou sobre a viabilidade técnica de extensão do prazo de validade dos reagentes.

“A causa é justa e estou colocando meu mandato à disposição para apoiá-los cobrando mudanças na lei federal e também levando a questão ao Secretário de Educação do Município e ao Secretário de Justiça do Estado”, disse Natalini.