Governo Federal apresenta nova proposta para Codigo Florestal Brasileiro

Saiu na revista Época desta semana uma reportagem abordando a polêmica que gira em torno do Novo Código Florestal Brasileiro. De acordo com a matéria, o Governo Federal vai apresentar uma nova proposta, tentando conciliar interesses de ambientalistas e ruralistas.

O novo texto é uma resposta ao documento apresentado pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), escolhido relator das propostas, que recebeu aplausos dos ruralistas, mas desagradou muito os ambientalistas. A pretensão é buscar um meio-termo entre a proposta de Aldo e as convicções dos defensores do meio ambiente.

Comparando as duas propostas, temos:

      Tema
         Aldo Rebelo
                Governo
Reserva Legal
Dispensa as propriedades rurais com até quatro módulos fiscais (que varia de 100 hectares a 400 hectares a depender da região) de manter a reserva legal
Mantém a obrigatoriedade da área de reserva legal de 20% na Mata Atlântica, 35% no Cerrado e na Caatinga e 80% na Amazônia.
Moratória para desmatamento
Prevê uma moratória de cinco anos na derrubada de florestas para a abertura de novas áreas agricultáveis, mesmo fora da reserva legal.
Permite o desmatamento apenas fora da reserva legal desde que autorizado pelos órgãos oficiais do meio ambiente.
Matas ciliares
Reduz a área protegida de 30 metros para até 5 metros nas áreas rurais ou 30 metros de largura nas margens de rios nas áreas urbanas
Mantém a exigência de 30 metros de largura, no mínimo, para as matas ciliares, chamadas de Áreas de Proteção Permanente no atual Código.

Estados
Estadualiza a legislação ambiental, deixando para as Assembleias Legislativas a definição do uso dos recursos naturais.
Mantém o poder da União para definir a legislação ambiental em todos os Estados.
Reflorestamento
A recuperação da área desmatada poderia ser feita com espécies exóticas, como o eucalipto. O fazendeiro também pode refazer a floresta fora de sua propriedade.
Financiamento público para fazendeiros que queiram recuperar área desmatada, replantando espécies nativas ou exóticas mesmo em área fora da própria fazenda.

 

Nesta Quinta feira próxima (10), acontecerá o Debate sobre a Mudança do Código Florestal, às 19h, na OAB Santo Amaro – Rua Alexandre Dumas, 224. O palestrante será Rafael Cruz do Greenpeace e os debatedores serão o Vereador Natalini e o Deputado Federal Tripoli.

O evento será organizado pela OAB Santo Amaro, do presidente Claudio Schefer Jimenez.

 

About natalini