Inscrições abertas para o Prêmio Científico Profª Maria Lúcia Lebrão

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Científico Profa. Maria Lúcia Lebrão, que integra a programação do V Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo 2020, idealizado e coordenado pelo vereador Gilberto Natalini (PV-SP). O evento será realizado no dia 12 de setembro, com o tema “São Paulo: seus bairros são amigos dos idosos?”.

A Comissão Organizadora avalia se o Congresso ocorrerá de forma híbrida, ou seja, presencial na Câmara Municipal de São Paulo e com transmissão online pelas redes sociais e site. As inscrições para a premiação terminam no dia 31 de julho. Os trabalhos devem ser encaminhados pelo e-mail cea2020comissaocientifica@gmail.com

O Prêmio Científico, que homenageia a professora doutora e livre-docente da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), Maria Lúcia Lebrão, que faleceu em 2016, visa valorizar, qualificar, estimular, disseminar e dar visibilidade às pesquisas e experiências inovadoras que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. A referência conceitual da premiação é o documento “Envelhecimento Ativo: Uma Política de Saúde”, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os trabalhos podem ser inscritos por organizações sociais sem fins lucrativos, de natureza pública ou privada, estudantes universitários, docentes, lideranças idosas e profissionais graduados de quaisquer áreas interessados no tema. As inscrições podem ser feitas nas modalidades Pôster ou Oral.

O requisito principal dos trabalhos é que o conteúdo esteja em consonância com o tema central do Congresso: “São Paulo: seus bairros são amigos dos idosos?”, inspirado no Projeto Cidade Amiga do Idoso da OMS (2005) Os inscritos poderão abordar um ou mais eixos temáticos do documento como prédios públicos e espaços abertos, transporte, moradia, participação social, respeito e inclusão social, participação cívica e emprego, comunicação e informação, e apoio comunitário e serviços de saúde. Acesse aqui  o regulamento completo.

A homenageada Maria Lúcia Lebrão durante sua vida profissional construiu um importante legado para a pesquisa gerontológica e foi um ícone da epidemiologia do envelhecimento no Brasil. O projeto SABE (Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento), estudo longitudinal sobre a população idosa iniciado em 2000, é um dos grandes destaques de sua trajetória.

About natalini