Gilberto Natalini SP

Bambus e lonas são usados para erguer barracos no terreno de dois mil metros quadrados na área de manancial e proteção ambiental na região da Represa de Guarapiranga, zona sul.
O proprietário das terras, que foram declaradas de utilidade pública, pelo decreto nº 51.713/2010, para que se torne área de preservação ambiental, pediu à Justiça a reintegração de posse do local.
Representantes do gabinete do vereador Gilberto Natalini estiveram na região para verificar a situação e conversar com os moradores e o proprietário da área invadida, no Condomínio Clube Estância Mirim. Segundo relato de moradores do bairro, ainda chegam pessoas para tomar parte da ocupação e aumentam o número de barracas armadas com bambu e lona plástica.

IMG_20131208_122649a

Calcula-se que mais de 5 mil pessoas já estão acampadas no terreno de dois milhões de metros quadrados, e que tem cobertura vegetal nativa. “A ocupação coloca em risco a Represa de Guarapiranga, a caixa d’água que abastece mais de 4 milhões de pessoas”, afirma o vereador Natalini. “Respeitamos as pessoas que precisam de moradia e defendemos este direito, mas entendemos que esta área não é própria para habitação por ser área de preservação ambiental e manancial da cidade”.
Para denunciar a invasão, o vereador Natalini entrou com representação no Ministério Público de Urbanismo e Meio Ambiente, em 3 de dezembro, logo após o início da invasão.

IMG_20131208_122624a

Além disso, Natalini enviou ofício ao prefeito da capital, Fernando Haddad, e ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. No documento o vereador solicita que sejam tomadas as devidas providências, destacando que “é possível conciliar as duas imprescindíveis necessidades (preservação ambiental e moradia digna), desde que haja uma conduta, serena e decidida da gestão municipal em parceria com as demais instâncias governamentais”.
O terreno fica na Estrada do M’Boi Mirim, altura do n° 7.000, adentrando a Rua Clamecy, na região do M’Boi Mirim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *