Gilberto Natalini SP

Você conhece o IRBEM? É o conjunto de indicadores de referência de bem-estar no município, cujo objetivo é formar um conjunto de indicadores para que a própria
sociedade civil, governos, empresas e instituições conheçam as condições e os modos
de vida dos cidadãos, a fim de que as ações públicas e privadas tenham como foco
principal o bem-estar das pessoas.
Em 2009, na primeira fase do processo de formulação do IRBEM, foi realizada uma consulta pública pela internet e por várias organizações sociais (escolas, empresas, ONGs, igrejas etc.) que levantou os principais aspectos que os paulistanos consideram importantes para sua qualidade de vida. Essa etapa ocorreu entre julho e outubro de 2009 e contou com a participação de mais de 36 mil pessoas de toda a cidade de São Paulo.
Após a primeira fase, a Rede Nossa São Paulo e o IBOPE Inteligência selecionaram o que foi apontado como mais importante para o bem-estar dos cidadãos paulistanos e incorporaram tais itens à pesquisa anual de percepções da população sobre a cidade.
Assim, de 2009 até 2012 no mês de Dezembro, o IBOPE Inteligência levantou o nível de satisfação da população com os temas e aspectos mais citados como importantes para a qualidade de vida e o bem-estar na cidade, permitindo o acompanhamento da evolução destes indicadores.
De todos os resultados dessa pesquisa, destaco aqui dois deles:
1) Poucos são os aspectos da cidade que apresentam pequenas melhoras de 2011 para 2012, são eles: punição à corrupção, o aumento da quantidade de ciclovias na cidade e o respeito ao pedestre.
2) Caiu o número de paulistanos que acreditam que a qualidade de vida na cidade melhorou (passa de 44% para 38%). Mesmo assim, a quantidade de paulistanos que declaram que sairiam de São Paulo para morar em outra cidade permanece a mesma do ano passado (56%).
Sem dúvida alguma, são informações importantes para pautar a elaboração do cronograma de ações que o Vereador Natalini terá neste novo mandato que se inicia! Quem se interessar em ler a pesquisa completa, entre no site http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/arquivos/Pesquisa_IRBEM_Ibope_2013_tabelas.pdf.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *