Lancado em Brasilia o movimento suprapartidario Brasil Saude

Na segunda, 03 de maio, teremos o lançamento em São Paulo

 

Com a presença de 200 lideranças, representando 20 Estados, foi lançado nesta terça-feira, 27, em Brasília, o movimento suprapartidário Brasil Saúde, com o desafio de colaborar na implantação de um sistema público de saúde de qualidade, que contemple a universalidade e a integralidade. O grupo reúne profissionais ligados ao setor, secretários estaduais, deputados e senadores, todos empenhados no apoio à pré-candidatura de José Serra (SP) à Presidência da República. Para o vereador Gilberto Natalini, um dos coordenadores, por tudo que fez como ministro da Saúde e ao longo de toda sua vida pública, “José Serra é o mais preparado para comandar o país nos próximos anos – e ainda atender os anseios dos brasileiros que sonham com um sistema de saúde de boa qualidade”.

 

“A saúde pode e precisa alcançar voos mais altos”, avalia Renilson Rehm, que também participa da coordenação. “Além disso, precisa se consolidar como uma política perene, independente de governo”.

 

O movimento pretende divulgar as realizações de Serra à frente do Ministério da Saúde, debater a situação atual do setor e promover a participação de todos na construção de propostas para a saúde.  “Serra não é apenas o mais preparado para o grande desafio que está colocado para o Brasil nos próximos quatro anos. É também o mais sensível às necessidades da população”, afirmou José Carlos Seixas, uma das principais autoridades do país na área da saúde pública. Também presentes em Brasília, Dr. Emil Razuk, presidente do CRO/SP, José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Luciano Artiolli, presidente nacional da ABCD, entre outros.

 

O mais preparado

 

José Serra foi ministro da Saúde (1998-2002). À frente da pasta, foi o responsável pela aprovação da Emenda Constitucional 29, garantindo mais recursos para o setor e criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, apesar do avanço ocorrido na gestão tucana, o advento do governo petista trouxe a estagnação para um setor considerado vital.

 

O deputado Rafael Guerra (MG) lamenta a falta de regulamentação da Emenda 29. “São sete anos aguardando a regulamentação da Emenda, mas o governo simplesmente não deu continuidade à proposta. Isso é incompetência administrativa”, critica. “A saúde é, entre outros, o calcanhar de Aquiles do governo federal. Apenas 2% do PIB (Produto Interno Bruto) são destinados ao setor”, lamentou o deputado.

 

Serra criou ainda o Programa Nacional de Controle da Aids, reconhecido como o melhor do mundo, aprovou a Lei dos Planos de Saúde, criou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e os medicamentos genéricos, priorizou a saúde da mulher com a realização da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Colo de Útero. E também criou a Bolsa Alimentação como uma iniciativa de combate a mortalidade infantil e a desnutrição em famílias pobres do país.

 

O Movimento Brasil Saúde recordou uma frase usada por José Serra no lançamento de sua pré-candidatura: “A Saúde pode avançar muito mais. E nós sabemos como fazer isso acontecer”. Para o grupo suprapartidário, as ações do ex-ministro mostram exatamente o caminho para o setor avançar após anos de precariedade.

 

“O grupo está buscando mobilizar as forças sociais existentes na área da saúde para apoiar sua pré-candidatura à Presidência da República, sem, contudo, perder seu caráter suprapartidário”, conclui o manifesto.

 

Lançamento em São Paulo, em 03 de maio

 

Nesta segunda, três de maio, teremos o lançamento do movimento aqui na cidade de São Paulo. Desta vez o tema não será apenas a disputa presidencial, mas envolverá também a pré-candidatura ao Governo do Estado. O encontro ocorre na rua Genebra, 25, região central, às 19h. Não deixe de participar.

 

Para saber mais sobre o movimento Brasil Saúde acesse o site http://www.movimentobrasilsaude2010.com.br

About natalini