LDO: Natalini colocou-se contrário pela falta de uma política pública ambiental

A Câmara Municipal de São Paulo vota nesta quinta-feira (30/7), em primeira discussão, o PL (Projeto de Lei) 252/2020, de autoria do Executivo, que trata da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício de 2021.

O vereador Gilberto Natalini (PV-SP) colocou-se contrário ao texto apresentado, sendo que mais uma vez não houve uma preocupação com a questão ambiental.

“São Paulo não está no rumo certo para se apresentar como uma cidade saudável e sustentável. A saúde não depende só da medicina, depende também de um meio ambiente saudável, só dessa forma é possível se ter qualidade de vida. A LDO desse ano é mais do mesmo, não se adaptou aos novos desafios da sustentabilidade”, enfatizou Natalini.

Existem seis tipos de poluições: água, ar, solo, sonora, visual e climática. A poluição visual foi resolvida em São Paulo com a Lei da Cidade Limpa, mas as outras cinco, não. “E o que a LDO apresenta para resolver essas poluições? Importante dizer por exemplo que em São Paulo, 5000 pessoas morrem anualmente por conta da poluição causada pelo material particulado da frota. Temos lei para mudar a matriz energética dos ônibus de SP, que não está sendo implementada. E no texto apresentado nenhuma linha fala sobre o uso de energia limpa nos ônibus da cidade”, disse o parlamentar.

Natalini ainda colocou que esse ano certamente vai diminuir o número de mortes por infarto do miocárdio, bronquite, câncer, mas não é por conta de políticas públicas, e sim por causa da pandemia da COVID-19, que obrigou os paulistanos a ficar em casa e reduzir a poluição.

A Prefeitura plantou pouquíssimas árvores, entregou 2 parques em 4 anos e está deixando desmatar descontroladamente, mesmo com todos os esforços do vereador Natalini. O orçamento para a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente é quase zero, o que demonstra o tamanho da importância que a cidade de São Paulo dá à questão ambiental.

“E aí pode se dizer que é falta de dinheiro, mas se a Prefeitura agisse e barrasse o desmatamento criminoso que está acontecendo na cidade de São Paulo, já estaria ajudando e muito”, finalizou o parlamentar.

About natalini