Nesta quinta-feira (18) aconteceu mais uma reunião de organização do V Congresso sobre Envelhecimento Ativo- Cidade Amiga do Idoso, que contou com a participação de representantes de mais de 30 entidades ligadas ao tema do envelhecimento e foi coordenada por Luciana Feldman, representando o vereador Gilberto Natalini (PV-SP), idealizador do Congresso. Participaram da reunião representantes das Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Esportes, de entidades e empresas.
A quinta edição deste Congresso será no dia 12 de setembro, de forma híbrida (online e presencial) e vai fomentar discussão e dar visibilidade a experiências e boas práticas de acolhimento às pessoas idosas e adequação nas comunidades.
O envelhecimento acelerado da população é uma realidade no Brasil inteiro. Em São Paulo 15% das pessoas são idosas. E em 2050 esse índice deve chegar a 30%, segundo a Fundação Seade e de acordo com o estudo ‘Retrato da Pessoa Idosa na Cidade de São Paulo’ realizado pela Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Esse quadro suscita uma série de questões: como podemos ajudar pessoas a permanecerem independentes e ativas à medida que envelhecem? Como melhorar a rede de apoio? Como garantir promoção de saúde, segurança e educação? Como prevenir quedas e consequentes fraturas responsáveis por alto índice de morbidade e mortalidade entre pessoas acima de 60 anos? Como estimular o convívio social?
Para identificar soluções que auxiliem a promover vida digna ao envelhecer, o Congresso Envelhecimento Ativo escolheu como temática o levantamento de desafios e boas práticas a partir do que acontece nos bairros da cidade, o que efetivamente altera a percepção e a vida das pessoas.
E indaga em tom provocativo ‘São Paulo: seus bairros são amigos dos idosos?’ ‘justamente para refletirmos sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas e como podemos ajudar a adequar políticas públicas eficazes’, salienta o vereador Gilberto Natalini, idealizador da iniciativa deste Congresso que atualmente conta com o apoio e parceria de inúmeras entidades e profissionais que atuam no universo do envelhecimento.
Programação
O V Congresso Envelhecimento ativo está agendado para o dia 12 de setembro, das 08h30 às 17h, na Câmara Municipal de São Paulo e também de forma online.
A palestra magna já tem a confirmação do especialista Professor Dr Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional da Longevidade Brasil e co-presidente da Aliança Global de ILCs. Ele também é membro do Conselho Consultivo das Cidades e Comunidades Amigas do Idoso da OMS (Organização Mundial da Saúde) e irá traçar um panorama sobre ‘Como o mundo se encontra atualmente em relação à Cidade Amiga do Idoso’.
Outros temas que serão abordados nas mesas de debate: ‘Como construir um Bairro Amigo do Idoso?’, ‘Respeito e Inclusão Social – discutindo a diversidade’, entre outros. A participação dos idosos como protagonistas também está garantida numa mesa em que os próprios irão apresentar e discutir sobre ‘Dificuldades e Melhorias Alcançadas’ em alguns bairros da cidade.
Outros destaques
Para esta quinta edição também está previsto o Prêmio Científico Maria Lúcia Lebrão com o objetivo de dar visibilidade às boas iniciativas realizadas por instituições e profissionais do segmento do envelhecimento.
Está prevista ainda uma programação pré-congresso com palestras e oficinas.
É grande a expectativa para o Congresso Envelhecimento Ativo deste ano em função também do difícil enfrentamento da pandemia do novo coronavírus em que a população idosa foi alvo de maior risco.
E a melhoria dos serviços em todos os segmentos – saúde, segurança, educação e social – que impactam a qualidade de vida das pessoas é o enfoque principal deste evento. E é em cada bairro, na comunidade em que as pessoas estão inseridas, a oportunidade de percepção e de transformação social.
Saiba mais em envelhecimentoativo.net.br
Inscrições: https://www.envelhecimentoativo.net.br/inscricoes
Serviço:
V Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo- Cidade Amiga do Idoso
Data: 12/09
Horário: 8h30 às 17h
Local: Câmara Municipal de São Paulo e online