Megacidades brasileiras: Combatendo as mudancas climaticas

O vereador Gilberto Natalini participou na última terça-feira, dia 15, de um debate sobre mudanças climáticas e seus impactos nas grandes cidades. O evento aconteceu no Teatro Folha do Shopping Higienópolis e foi motivado pelo lançamento do estudo "Vulnerabilidades das Megacidades Brasileiras às Mudanças Climáticas: Região Metropolitana de São Paulo", coordenado pelo professor Carlos Nobre. Ele é um dos mais importantes pesquisadores brasileiros na área climática, vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

 

 

Além de Carlos Nobre e Natalini, participaram do debate Fábio Feldman, ex-secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, secretário municipal e o jornalista Cláudio Ângelo, editor de Ciência da Folha. Foram discutidos diversos problemas que São Paulo vem enfrentando nos últimos anos como o excesso de chuvas e as enchentes, as deficiências no setor de transporte, a questão das moradias e da ocupação nas áreas de manancial e a necessidade da preservação ambiental.

 

Além de expor dados e opiniões, os debatedores também apresentaram possíveis soluções. Entre elas, o uso de asfalto poroso, uma nova tecnologia que aumenta a permeabilidade das vias e reduz o risco de enchentes. Outra novidade é o “ônibus limpo”, como os trólebus, que estão sendo resgatados pela prefeitura- veículo que não emite a fumaça preta dos ônibus comuns e é, portanto, uma alternativa menos poluente.

 

Natalini está há muito tempo envolvido com as questões de meio ambiente e preservação na cidade de São Paulo. A exibição do filme “Uma Verdade Inconveniente” no plenário da Câmara Municipal foi uma de suas primeiras iniciativas nesse sentido. Depois, Natalini presidiu a Comissão de Estudos do Aquecimento Global e seus efeitos na Cidade de São Paulo. Hoje, entre suas principais ações estão a realização da Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo, que este ano chegou à sua 9ª edição, além das palestras dadas em escolas, universidade e associações de moradores. Ambas têm por objetivo difundir conhecimento sobre o meio ambiente, promover uma reflexão sobre o tema e incentivar ações transformadoras.

About natalini