Por iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV), a merenda escolar do município de São Paulo será muito mais saudável, com a inclusão de alimentos orgânicos. A Consulta Pública para a regulamentação dos alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar já foi divulgada no Diário Oficial do Município (26/09/2015) e está disponível no site da Rede São Paulo Aberta.
Produtos orgânicos saídos diretamente da agricultura familiar ou de suas organizações, assentamentos de reforma agrária e comunidades tradicionais terão prioridade e certificação feita pelo Ministério da Agricultura ou por Sistema Participativo de Garantia, nos termos da legislação federal.
“Esses alimentos são obtidos de maneira mais natural e por isso são mais saudáveis, nutritivos e saborosos. Na Agricultura são utilizados apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar: não há o uso de agrotóxicos”, salienta o médico e vereador Gilberto Natalini (PV), autor do Projeto de Lei (451/2013) que inclui alimentos orgânicos na merenda escolar. A lei aprovada pelo Executivo é a 16.140 (17/3/2015).
Segundo o vereador, outra grande vantagem dos alimentos orgânicos é que “a produção respeita o Meio Ambiente, evitando a contaminação do solo, água e vegetação”.