Gilberto Natalini SP

A expansão da Linha 5-Lilás do Metrô anima os moradores de Santo Amaro. O bairro em breve terá uma ligação direta com a Linha 1-Azul, a mais importante do sistema metropolitano. A mobilização da comunidade e do poder público possibilitou mais essa conquista para a região. As obras estão previstas para acabar em 2012, mas Santo Amaro receberá suas três estações até o ano que vem, de acordo com o Metrô. “É um sonho que está prestes a se tornar realidade”, festeja o vereador Gilberto Natalini, um dos catalisadores de forças para a realização do projeto.

 

Natalini discursa observado pelo prefeito Kassab, por Barros Munhoz

e por José Serra no lançamento da obra do metrô de Santo

Amaro: esforço coletivo pelo bairro

 

A luta pelo metrô na região tem mais de 30 anos. Graças aos esforços de lideranças locais de longa data, como o deputado estadual e ex-subprefeito de Santo Amaro Barros Munhoz, o próprio vereador Natalini e empresários, líderes populares e instituições do bairro o metrô chegou à zona Sul em 2002, ligando o Capão Redondo ao Largo Treze. Em 2009, começaram as obras da expansão até a Chácara Klabin. Atualmente, há cinco estações em fase de construção.

 

A estação Adolfo Pinheiro está em ritmo intenso de construção. Além dela, Santo Amaro contará com mais duas: Alto da Boa Vista e Borba Gato. Com as três novas estações, a previsão é de que o fluxo diário da Linha 5 salte de 125 mil para 640 mil passageiros transportados, de acordo com o deputado Barros Munhoz.

 

Com a conclusão das obras do Metrô, a expectativa é que o trânsito, a qualidade do ar e a saúde da população santamarense melhorem consideravelmente. A obra diminuirá o tempo gasto com transporte pelos moradores e desafogará importantes corredores de trânsito da região. É uma conquista para o bairro, que poderá crescer ainda mais com a chegada da Linha 5.