Moradores do Jardim Apurá, na região de Pedreira, Zona Sul de São Paulo, promovem neste domingo (30), a partir das 14 horas, o “Festival de Resistência pelo Parque dos Búfalos”. O ato público será na área reivindicada para a criação do parque, que tem cerca de 1 milhão de metros quadrados, nas proximidades da Represa Billings, com acesso pela Rua Salvador Dali. O Ministério Público e o vereador Gilberto Natalini (PV-SP) vão participar da manifestação.
O prefeito Fernando Haddad tem defendido a construção de cerca de 4 mil moradias no local que estava reservado para abrigar o Parque dos Búfalos. Se o plano for adiante, em lugar da área verde e de lazer serão erguidos 195 edifícios para 20 mil pessoas.
Nesta sexta-feira (28), um grupo de 70 moradores do Jardim Apurá fez um protesto na frente da Prefeitura, no Centro de São Paulo, para criticar a construção de moradias e reivindicar o novo parque. Eles foram recebidos pelo secretário municipal de Habitação, José Floriano Marques. Ficou decidida a realização de uma audiência pública para discutir o problema, em data e local a serem definidos.
A região do antigo pasto dos búfalos, com remanescentes de Mata Atlântica, fauna silvestre e oito nascentes, em área de manancial, precisa ser preservada, principalmente em tempos de ameaça de falta de água. “Existem outros terrenos na região para a construção de moradias. A área do Parque dos Búfalos, na beira da represa, tem vocação para ser um parque público”, afirmou Natalini.